WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  Telebrás e PNBL --> Índice de artigos e notícias --> 2019

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[09/08/19]  Governo manda Telebras fechar capital e fecha torneira de investimentos - por Luís Osvaldo Grossmann

A Telebras comunicou ao mercado ter sido avisada pelo governo federal que não estará mais listada no orçamento de investimento e de dispêndios globais em 2020. Ao contrário, a empresa terá recursos do orçamento fiscal e da seguridade social no próximo exercício.

Além do aviso feito pela secretaria de orçamento, a Telebras também está sendo orientada pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais a encerrar a movimentação de empresa com capital aberto.

“Sugere-se à gestão da empresa avaliar a conveniência e oportunidade de realizar fechamento de capital junto à Comissão de Valores Mobiliários, tendo em vista a aparente incompatibilidade na atuação de uma empresa de capital aberto que receba recursos do controlador para pagamento de despesas com pessoal e de custeio em geral”, diz o ofício.

No comunicado à CVM, a direção da Telebras indica não ter ficado satisfeita com decisão ou com a orientação do Ministério da Economia, uma vez que informa ao mercado que “está buscando reverter tal entendimento”. A decisão é apenas mais uma ruim para a Telebras. No começo de agosto, o TCU apontou irregularidades e suspendeu a compra do segundo satélite geoestacionário com graves críticas ao modelo de atuação do comitê de governança da estatal.