WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Convergência Digital
[14/08/08]  Por uma especificação 1.0 para o middleware Ginga - por Cristina de Luca

Salustiano Fagundes, diretor da HXD Interactive Television e da Hirix Engenharia de Software, faz coro com David Britto, diretor técnico da TQTVD, sobre a necessidade de desenvolvimento de uma especificação 1.0 para o middleware Ginga.

"Realmente está passando do momento de termos um release 1.0 do Ginga no mercado e a maior parte das empresas do setor de software e serviços que participam do Fórum acreditam que isso é plenamente possível", diz ele.

"O Ginga é a mais significativa inovação do SBTVD, porém é importante ressaltar que ainda existem barreiras ao seu uso, algumas delas muito claras e visíveis, outras nem tanto e, por isso mesmo, difíceis de serem trabalhadas", argumenta Salustiano.

E fala com propriedade. A Hirix é uma das primeiras empresas brasileiras a criar uma divisão para trabalhar com o padrão brasileiro de TV Digital interativa. Foi responsável por uma das primeiras transmissões comerciais de interatividade na TV, em dezembro do ano passado, junto com o início das transmissões do SBTVD. E ainda, no início do ano, da aplicação NCL/Lua para a declaração de imposto de renda de isentos que foi apresentada na abertura do Fórum TIC em Brasília, disponinilizada como software público para uso do Governo Federal.

"Acreditamos nas oportunidade que o Ginga traz, razão pelo qual já estamos investindo desde 2005 nessa área", afirma ele.