WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca - Convergência Digital
[15/08/08]  TV Digital: no ar, o Clube NCL de aplicações interativas - por Cristina de Luca

O "Clube NCL" é um repositório de aplicações interativas desenvolvidas em NCL/Lua.

O endereço? http://clube.ncl.org.br

A intenção maior é a promoção da tecnologia NCL e da integração dos desenvolvedores para formarmos uma comunidade mais ativa e participante. Não se pode esquecer que muito do código NCL pode e deve virar uma biblioteca para reuso no desenvolvimento de aplicações, como acontece freqüentemente com linguagens orientadas a objeto.

Entre as ferramentas de autoria disponíveis para download no site, está o NCL Eclipse v.1.0alpha, que citei na coluna anterior e que também acaba de ganhar um site didático (http://laws.deinf.ufma.br/~ncleclipse/).

Também já estão disponíveis no Clube cinco aplicações NCL/Lua para download, resultados de parcerias entre a PUC-Rio e empresas produtoras de conteúdo. Cada aplicação possui sua própria licença de uso Creative Commons. Todas são testadas e aprovadas para execução pela implementação de referência do Ginga-NCL (C++) e, conseqüentemente, para execução pelo Set-top Box Virtual Ginga-NCL.

O lançamento oficial do Clube deve acontecer em breve. Só então começará o cadastramento de usuários, para que todos na comunidade possam contribuir...

..........................................................

Implementação de referência do Ginga-NCL (C++) ganha nova versão

E o código-fonte já encontra-se disponível no Portal do Software Público (http://svn.softwarepublico.gov.br/trac/ginga).

Segundo o comunicado oficial, essa versão, batizada de 0.9.28, está ainda mais estável, com diversos bugs corrigidos e em maior conformidade com as normas ABNT.

O Set-top Box Virtual Ginga-NCL também foi atualizado para suporte à versão 0.9.28. O download dessa nova máquina virtual para o VMWare Player já está disponível em no Portal do Software Público ou no site Ginga-NCL.

..........................................................

Os pesquisadores da PUC-Rio também acabam de disponibilizar para download um novo tutorial sobre NCL e TV Digital, produzido para a Jornada de Atualização em Informática (JAI) no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em julho passado, e também os slides das aulas.