WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca - Convergência Digital
[27/08/08]  Desenvolvedores unidos por uma especificação Ginga 1.0 - por Cristina de Luca

As empresas que integram o segmento de software do Fórum Brasileiro de TV Digital decidiram cerrar fileiras em torno da idéia lançada aqui por David Britto, da TQTVD, de lançamento de uma especificação 1.0 do Ginga, o middleware interativo do SBTVD.

- Estamos muito próximos de tornar isso uma realidade, pois além de contarmos com o apoio da academia e dos representantes do Governo Federal na entidade, estamos trabalhando também para ter a adesão de outros setores importantes, afirma Salustiano Fagundes, da HXD Interactive Television.

- Queremos destravar a questão da interatividade que é, sem dúvidas, um dos pilares essenciais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre. O problema hoje não é mais de natureza técnica, continua ele.

- Os cases que estamos fazendo sinalizam que a interatividade no Brasil já pode começar de forma muito positiva e bacana com o que já temos especificado nas normas do Fórum.

Na SET (Broadcast & Cable 2008), evento que começa nesta quarta-feira, 27/08, no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo, várias produtoras como a HXD, a TQTVD e a ITV estarão demonstrando aplicações interativas baseadas no Ginga.

Essas aplicações interativas, que serão transmitidas experimentalmente em sinal aberto por emissoras de televisão como Globo, SBT e Record, estarão em demonstração nos estandes do Fórum SBTVDT, da Linear, da Zinwell do Brasil, da Mopa, da TQTVD.