WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[29/08/08]  Gadelha: “A TV do futuro é impensável sem interatividade”

*Fonte: Comunicação Social do Serpro

A declaração foi dada pelo secretário nacional de política de informática (Sepin-MCT), Augusto Gadelha, no painel TV Digital e Interatividade, realizado na tarde do último dia do Consegi 2008.

O painel foi aberto com os professores Luiz Fernando Soares (PUC-RJ) e Guido Lemos (UFPB), que apresentaram o Ginga, middleware desenvolvido no Brasil, em código aberto, que, somado ao padrão japonês adotado, faz do sistema de TV digital do Brasil o mais avançado do planeta.

Ao incluir diferentes linguagens de programação e script - NCL, LUA e Java -, o Gginga amplia o atendimento de funcionalidades requeridas nos projetos de aplicação do sistema. Entretanto, o middleware enfrenta problemas com royalties, pelo uso do Java.

A evolução e necessidade de interação da audiência com a televisão foi exposta pelo secretário nacional de política de informática, Augusto Gadelha. Apesar de afirmar que não há possibilidade de uma TV Digital ser pensada sem interatividade, gadelha disse: “é preciso saber que tipo de interatividade a população deseja”.

O secretário ressaltou a inovação do Governo Federal ao estabelecer 22 grupos de pesquisa em universidades para estudos sobre o novo sistema. “O padrão já está definido, o que falta é resolver as questões legais”, concluiu.