WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[08/12/08]  TV Digital: Ginga ganha 'live CD' para simulação de aplicações interativas - por Cristina De Luca

Os mais de cinco mil integrantes da comunidade Ginga no Portal do Software Público têm o que comemorar. Nesta quarta-feira, 09/12, o pessoal do Telemídia, da PUC-Rio, lança, oficialmente, no Free Software Rio 2008, um live CD da máquina virtual NCL/Lua, que simula o ambiente de um conversor de TV Digital para testes de aplicações interativas usando o middleware brasileiro rodando no computador como se estivessem rodando na TV. O CD complementa o lançamento oficial do site "Clube NCL", repositório de aplicações interativas onde todos poderão contribuir divulgando seu próprio conteúdo e suas técnicas de programação em NCL/Lua.

Se o Clube NCL preenche uma lacuna existente na comunidade de desenvolvedores de aplicações interativas para publicação de conteúdo e compartilhamento do conhecimento nessa área, o live CD facilita, e muito, o uso do ambiente de desenvolvimento em PCs convencionais, ampliando a acesso às ferramentas de desenvolvimento a um maior número de pessoas.

Ambos serão destaque do II Encontro da Comunidade Ginga, que acontece nesta quarta-feira, 09/12, a partir das 9h, no Free Software Rio. Participantes da comunidade Ginga no Portal do Software Público podem se inscrever seguindo as instruções do convite exclusivo enviado a todos os membros por e-mail. A inscrição é gratuita.