WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[31/07/08]  "Ginga" será discutido por especialistas no SET 2008

Considerada a especificação de Middleware para TV Digital mais abrangente e dotada de recursos no mundo, o Ginga padroniza a interatividade no sistema brasileiro de TV Digital.

Hoje, estão previstos recursos para desenvolvimento em NCL - desenvolvido pela PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e o Ginga-J, baseado em Java da Sun Microsystems cuja especificação encontra-se em processo de revisão.

Para discutir os dois cenários, o processo de revisão da norma do Ginga-J, benefícios e as características de utilização de cada um, três profissionais e especialistas do setor estarão reunidos durante o Congresso SET 2008, no dia 28 de agosto às 11h30, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Na ocasião, estarão Luiz Fernando Soares (PUC-RJ), mentor da linguagem NCL e coordenador do sub-grupo de middleware do Fórum SBTVD; Aguinaldo Boquimpani(TQTVD), gerente de produto AstroTV responsável pela implementação comercial do Ginga e as presenças internacionais de Rob Glidden e Calinel Pasteanu (Sun Microsystems). A mediação ficará a cargo de David Britto, membro do conselho deliberativo e do módulo de mercado do SBTVD.

Assuntos de destaque

O Prof. Dr. Luiz Fernando Soares abordará durante o painel o potencial e as vantagens do NCL (Nested Context Language) e da linguagem de script Lua para o desenvolvimento de aplicativos interativos na TV Digital. Falará ainda dos cenários em que o modelo Ginga NCL mais se destaca e em quais situações utilizar a linguagem LUA.

Já Aguinaldo Boquimpani mostrará casos típicos de negócio para radiodifusores, desenvolvedores de conteúdo e agências de publicidade que podem ser usados em ambas as tecnologias, NCL ou Java. Boquimpani exemplificará cenários em que a interatividade já foi testada com sucesso em implementações comerciais do Ginga, e de que forma é possível usar a combinação das duas tecnologias.

Rob Glidden e Calinel Pasteanu falarão das vantagens de desenvolvimento em Java e onde pode ser aplicado no mercado de TV Digital. Vão também discorrer sobre a parceria entre o Fórum SBTVD e a Sun Microsystems para a criação de aplicações de código aberto em Java para TV Digital.

O Congresso SET acontece entre os dias 27 e 29 de agosto, em paralelo com a 17ª edição da feira Broadcast&Cable. Para mais informações e acesso à programação completa, veja o link: http://www.set.com.br/eventos/set2008/default.htm

Serviço

Broadcast & Cable e SET 2008
Data: de 27 a 29 de agosto
Local: Centro de Exposições Imigrantes
Endereço: Rodovia dos Imigrantes - Km 1,5 (próximo ao aeroporto de Congonhas)
O credenciamento gratuito para visitação da Broadcast & Cable 2008 pode ser feito gratuitamente pelo site: www.broadcastcable.com.br/inscricaoonline.php.

Broadcast & Cable

Reconhecido atualmente como o principal evento de engenharia de televisão, rádio e telecomunicações da América Latina, a Broadcast & Cable está em sua 17ª edição e será realizada entre os dias 27 e 29 de agosto de 2008, no Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo. Em 2008, 130 expositores estarão presentes no evento representando um total de 300 marcas. A previsão deste ano é de que 10 mil participantes compareçam ao encontro, entre eles, profissionais, empresários e executivos do mercado de produção e distribuição de conteúdo eletrônico de multimídia, incluindo TV aberta e por assinatura, rádio, internet, indústria, produção e telecomunicações.

Congresso SET 2008

Promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão, o Congresso SET acontece em paralelo ao Broadcast & Cable e tem como objetivo apresentar e discutir tendências, lançamentos e atualidades do mercado de broadcasting. Sua programação conta com palestras, talk shows, tutoriais e debates com profissionais de destaque no mercado.

*Fonte: Assessoria de Imprensa do SET 2008