WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[26/05/08]  Proderj desenvolverá aplicação piloto de TV Digital para o governo federal - por Cristina De Luca

O Proderj, centro de tecnologia da informação do estado do Rio de Janeiro, desenvolverá especialmente para a Secom, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, uma aplicação piloto de TV Digital para medir a qualidade e o acompanhamento das obras do PAC. A idéia surgiu na última terça-feira, 20 de maio, quando a autarquia apresentou, no auditório do serpro, em Brasília, a aplicação piloto na área de saúde, desenvolvida em parceria com a Secretaria estadual de Saúde do Rio e a PUC-RJ.

Utilizando apenas as setas de um controle remoto, a Sílvia Sardinha, assessora da Secom, acessou na tela informações sobre dengue, sua prevenção, doação de sangue e sobre o atendimento médico de emergência oferecido à população pelo governo do estado do Rio de Janeiro, incluindo as Unidades de Pronto Atendimento, as UPAs 24 horas.

Ficou tão entusiasmada que, de pronto, propôs uma parceria com o Proderj para o uso da TV Digital na medição e controle de satisfação da população com as obras do PAC em suas comunidades. A idéia, segundo a assessoria do Proderj, é obter a opinião da população com as obras que acontecerão em vários estados do país, cuja pesquisa, por exemplo, poderá ser feita através de um torpedo para o celular. Com isso, o cidadão dará sua resposta e terá um canal direto com o poder público, sendo um fiscal das obras do Programa de Aceleração do Crescimento.

"Conversor Digital Para Todos"

Durante o encontro em Brasília, Paulo Coelho, atual presidente do Proderj, propôs ao governo federal a criação de um programa de incentivo para barateamento dos conversores digitais, a exemplo do que foi feito com os computadores. O maior objetivo do programa "Conversor Digital Para Todos" seria permitir que mais pessoas pudessem ter acesso a set top boxes interativos. Segundo Paulo, o Rio de Janeiro mostrou que é possível superar a carência de acesso ao governo eletrônico existente nas faixas sociais de menor poder aquisitivo, usando conversores da empresa TQTVD, que utiliza o middleware Ginga, desenvolvido pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e responsável por agregar interatividade aos programas que rodam na TV Digital.

No Rio, celular avisará sobre etapas da matrícula

Está nos planos do Proderj o uso de mensagens SMS para aviso, aos cidadãos, do andamento de cada etapa da realização da matrícula eletrônica na rede pública de ensino. Em 2008, 480 mil alunos matricularam-se na rede estadual de ensino, usando a Internet. As mensagens de texto também serão usadas para inscrição nos Exames Supletivos Estaduais.

Segundo Paulo Coelho, atual presidente da autarquia, o governo do Rio está desenvolvendo a passos largos o conceito de m-gov. Além da aplicação da matrícula, até o fim do ano poderá estar em funcionamento, e disponível para uso por todos os cidadãos fluminense, o acompanhamento de processos que correm na Justiça estadual, também por SMS. São cerca de 36 mil novos processos por mês.

O acompanhamento de processos que tramitam entre órgãos do poder estadual – que hoje já pode ser feito via e-mail, através do sistema UPO, criado pelo Proderj – também seria adaptado para os celulares.

Compras governamentais: Portal
do Software Público passa a ser
referência para contratações

Publicada no último dia 20 pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação, do Ministério do Planejamento, a Instrução Normativa de Contratação de Serviços em Tecnologia da Informação determina que o Portal do Software Público Brasileiro passa a ser o local de referência para o compartilhamento de software no governo federal.

Significa que o portal deverá ser consultado pelos gestores públicos antes de qualquer processo de contratação para o desenvolvimento de um novo software, para verificação da existência de uma solução similar. Em havendo, a contratação só poderá ser realizada em três hipóteses: (1) melhoria da solução existente; (2) desenvolvimento de outros serviços associados; (3) ou adequação da solução para uso por cada órgão.

Com a menção explícita na Instrução Normativa, o portal passa a desempenhar a função de aglutinador do compartilhamento de soluções informatizadas no setor público federal e, em função das parcerias com governos estaduais e municipais, poderá ser estendido para outros níveis do setor público. A intenção é evitar que uma solução equivalente seja desenvolvida inúmeras vezes para atender a mesma necessidade.

PS: A Instrução Normativa n. 4, foi publicada dia 20 de maio de 2008, no Diário Oficial da União número 95, nas páginas 95, 96 e 97.

PL-29: semana pode ser decisiva

Um novo acordo, que começou a ser costurado na semana passada, pode assegurar a votação do Projeto de Lei 29/2007, que cria regras novas para o mercado de TV por assinatura e para o audiovisual, quarta-feira, 28 de maio. O relator, Jorge Bittar (PT-RJ) já disse que não admite votar o substiturivo do PL de forma “fatiada”, separando a parte da distribuição e do conteúdo audiovisual. Uma reunião, marcada para amanhã, servirá para delinear a estratégia e decidir se haverá ou não a votação na quarta-feira.

PS: Se você está no Rio, não perca hoje, segunda-feira, 26 de maio, às 17 horas, na rádio Fluminense AM (540 Khz), a entrevista de Jorge Bittar sobre o substitutivo ao PL 29.

Off Topic

Voltei a publicar o blog: o está em http://www.webdeluca.com/.

Microsoft suportará ODF, Open XML, XPS e PDF

A Microsoft anunciou que irá suportar OpenDocument (ODF) e PDF 1.5 no Office 2007 SP2, com lançamento previsto primeira metade de 2009. O produto suportará também o XML Paper Specification (XPS).

Significa que com o SP2, os clientes poderão abrir, editar e salvar documentos em ODF, além de salvar arquivos em XPS e PDF diretamente no aplicativo e sem a necessidade de instalar outro código.

Tem mais: segundo a empresa, para fazer com que versões anteriores do Office (a XP e a 2003) passem a suportar o padrão ODF, a Microsoft confirma que continuará a colaborar com o projeto de tradutor Open XML-ODF, em andamento na SourceForge.net. E integrará o comitê técnico da Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS), que desenvolve a próxima versão do ODF, e do grupo de trabalho da ISO/IEC, atualmente em processo de formação, cuja função será a manutenção do ODF.

Adicionalmente, a Microsoft já definiu a estratégia para a implantação do padrão internacional ISO29500 (Office Open XML), aprovado em março pela ISO e pela IEC. O formato, que já está em uso no Office 2007, deve ser ampliado na futira versão do produto, codinome é “Office 14”. Funcionários da Microsoft participarão do grupo de trabalho da ISO/IEC, que está sendo criado para atuar na manutenção do Open XML, e de outro cujo objetivo será aprimorar a interoperabilidade entre esses e outros formatos de documentos reconhecidos pelo órgão internacional.

Agora é oficial: ODF é norma ABNT

A publicação foi feita na semana passada, e a norma ABNT NBR ISO/IEC 26300 - Tecnologia da informação - Formato aberto de documento para aplicações de escritório (OpenDocument) v.1.0 passa a valer a partir do dia 12 de junho.

O documento está disponível para consulta em https://www.abntnet.com.br/fidetail.aspx?FonteID=40911.

Os adeptos do software livre comemoram. Até porque, a Lei de Defesa do Consumidor assegura que na existência de uma norma da ABNT ela deva ser incorporada pelos produtos vendidos no pais, como no caso dos teclados, por exemplo.