WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[17/11/08]  TV Digital: Fórum SVTVD muda de cara

Esta segunda-feira, 17/11, é dia de mudança no Fórum Brasileiro de Tv Digital. A Assembléia Geral elege os novos representantes dos setores de transmissão, radiodifusão, fabricação de equipamentos, produção de software, etc.

A representação atual do setor de software é composta por Laércio Cossentino (Titular/TOTVS), David Britto (Suplente/QUALITY) e Salustiano Fagundes (Conselho Fiscal/HIRIX).

Para essa eleição, o setor, que estava com duas chapas registradas, resolveu se unir em uma chapa única com a seguinte composição:

David Britto (Quality-RJ) - Titular
Salustiano Fagundes (Hirix-DF) Suplente
Marcos Manente (Wimobilis-SP) - Conselho Fiscal

Foi a forma encontrada pelas 11 empresas associadas ao Fórum SBTVD (Hirix, Quality, TQTVD, TOTVS, Syst, Mopa, Estudar, SUN, EITV, Wimobilis e Positivo) para trabalhar unidas em defesa de uma agenda de oito pontos para o biênio 2009/2010.

Entre eles, a definição do roadmap para o lançamento do Ginga; a promoção de atividades de fomento a interatividade na tv digital; e o aumento da representatividade das empresas de software no Conselho Deliberativo da entidade.

Mas é possível que a nova representação dos demais setores surpreenda.

A ver.

@@@@@@

Dinheiro da Finep não saiu; mas o da RNP, sim

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC) deve começar a informar, por e-mail, esta semana, o resultado da primeira rodada de financiamento de projetos de pesquisa e desenvolvimento ligados à implantação da TV digital no Brasil.

Das 35 propostas de projetos recebidas foram selecionadas 20, distribuidas em oito linhas de atuação. A saber:

Evolução do Middleware Ginga;
Middleware para dispositivos móveis;
Sistema on chip para o terminal de acesso do SBTVD;
Desenvolvimento de linhas mestras para operação e configuração de sistemas de compressão de vídeo para o SBTVD;
Modelos de segurança e controles de direitos autorais em midias digitais para TV;
Recepção: Sistemas com Diversidade Espacial e Antenas Inteligentes;
Terminal de Acesso do SBTVD; e
Coleta de sinais, estatísticas de acesso e predição de cobertura do sinal.

A contratação dos projetos depende de decisão final do Ministério da Ciência e Tecnologia, baseada no impacto estratégico de cada linha de atuação. A divulgação pública das propostas será feira a partir de dezembro na página do CTIC na Internet (www.rnp.br/pd/ctic.html).

@@@@@@

Não confunda o OpenGinga com o Ginga-J

Esta semana, participantes do IV Natal Java Day serão apresentados ao trabalho de final de curso de um aluno de mestrado da Universidade da Paraíba, que há um ano, no início da implantação da TV Digital no Brasil, desenvolveu o OpenGinga, uma implementação de código aberto do Ginga (middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital) e ferramentas para apoiar o desenvolvimento de aplicações Java para TV (Xlets). A presentação será feita por Daniel Uchoa, diretor de inovação da Overmedia Networks, parceira do Lavid/UFPB na divulgação da tecnologia desenvolvida por eles.

O OpenGinga, que ajuda a transformar um PC em um receptor de TV Digital, é baseado no GEM e não no JavaDTV, o Java aberto cuja especificação foi formalmente entregue pela SUN ao Fórum SBTVD no último dia 10 de novembro.

A apresentação do OpenGinga vale como apresentação de um produto ainda em desenvolvimento, ruto de um execelente trabalho acadêmico. Mas, para ser usado junto com o Ginga nos conversores padrão SBTVD, o OpenGinga terá que ser reescrito com base nas APIs JavaDTV liberadas pela SUN e que começam agora a ser analisadas pelo módulo técnico do SBTV.

"Nossa intenção é ter uma proposta de norma do Ginga-J, baseada nas APIs do JavaDTV, pronta em dezembro, para encaminhamento á ABNT antes do fim do ano", afirma o professor Guido Lemos, coordenador do trabalho do módulo técnico do SBTVD.

Uma vez na ABNT, a especificação do Ginga Java será aberta para consulta pública, que poderá levar de 30 a 60 dias.

Portanto, em termos de APIs, o Ginga Java deverá ter a seguinte composição:

JavaDTV (API equivalente funcional ao GEM, desenvolvida para não pagamento de royalties)
JavaTV
JMF
SBTVD (APIs de inovação brasileira)

Segundo o Daniel, com essa nova API da Sun e o ambiente OpenGinga devidamente reescrito, qualquer desenvolvedor capacitado poderá desenvolver suas aplicações Ginga Java para o Sistema Brasileiro de TV Digital.

É isso aí... o relógio corre, e a turma de software também.

Quem sabe, em meados de 2009, a tão sonhada interatividade possa ser realmente um curinga no baralho dos fabricantes de conversores!?!