WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[25/11/08]  TV Digital: Ginga está à frente de tudo, diz presidente da NEC Brasil - por Ana Paula Lobo

Se o primeiro ano de vida da TV digital no país não foi o esperado ( o início das transmissões foram no dia 02 de dezembro do ano passado na capital paulista), o segundo promete bastante movimentação, pelo menos, do lado dos fabricantes.

A área é uma das apostas, por exemplo, da NEC Brasil para sustentar o ritmo de crescimento acima de dois dígitos, apesar da crise financeira. A fabricante se prepara para trazer, já no primeiro semestre de 2009, um portfólio completo - transmissores, codificadores, mídia digital para atender as emissoras e suas afiliadas. Também não descarta a hipótese de investir na produção local - terceirizada - dos conversores com Ginga.

"O Ginga está à frente de tudo que já foi feito em TV digital no mundo. Ele permite uma série de aplicativos, mas também maior capacidade de processamento e de memória. Há um forte trabalho de especificação do middleware brasileiro", observou o presidente da NEC Brasil, Herberto Yamamuro, em encontro com a imprensa realizado nesta terça-feira, 25/11, na capital paulista, para revelar os planos da fabricante para 2009 e comemorar os 40 anos de atividade no país.

Yamamuro, no entanto, foi cauteloso ao falar sobre investimentos efetivos na área. Também não adiantou muito o plano de negócios para a divisão. "TV digital é um assunto complexo, mas não complicado". Com relação ainda ao Ginga, o presidente da NEC Brasil, acredita que a especificação estará no mercado no próximo ano, até em função do grande esforço dos players interessados em fomentar os negócios na área.

No caso da NEC, informa ainda Yamamuro, a companhia assumiu a responsabilidade de capacitar profissionais para o desenvolvimento de TV digital, no compromisso firmado entre os governos do Japão e do Brasil, quando o padrão japonês foi escolhido para ser a base do SBTVD. "E vamos cumprir a nossa tarefa".

Ao ser indagado sobre a produção local de conversores com ginga para o consumidor final, o executivo da NEC do Brasil enfatizou que a companhia pode, se achar conveniente para o seu modelo de negócios, transferir a competência tecnológica que detém para parceiros.

"Há várias possibilidades, mas é certo que a NEC não ficará fora do mercado de TV digital no Brasil. O nosso plano é atender aos broadcasters", completou Yamamuro.