WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[09/10/08]  TV Digital: Ginga ganha nova ferramenta de produção - por Cristina De Luca

Lançado oficialmente NCL Eclipse v1.0.0, plug-in para o ambiente Eclipse voltado para a criação de programas em NCL de forma textual. Inclusive o desenvolvimento de aplicações interativas para TV Digital.

Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Avançados da Web da Universidade Federal do Maranhão, o NCL Eclipse está disponível no Software Público regido sob GPLv2. Foram criados também dois fóruns na comunidade Ginga para sanar dúvidas, relatar bugs e propor melhorias que contribuam para a evolução do plug-in.

Lista negra de fornecedores do setor público estará na Internet

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (a CCJ), acaba de aprovar a criação de cadastro nacional de empresas impedidas de participar de licitações e contratar com a administração pública direta e indireta em todo o país.

O projeto (PLS 500/07), de autoria do senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), estabelece ainda que o cadastro seja informatizado e acessível pela Internet, podendo ser consultado a qualquer momento por órgãos ou entidades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. E prevê a realização de convênios para integrar cadastros criados em estados e municípios, de modo a formar um cadastro único em todo o território nacional, como o Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf), criado pelo Decreto nº 3.722, de 2001, mas restrito apenas ao âmbito do Poder Executivo.

Já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o texto ainda será apreciado pela CCJ mais uma vez, em turno suplementar, por se tratar de um substitutivo.

Lançados nos EUA os primeiros notebooks com chip WiMax

Quatro fabricantes de computadores anunciaram modelos de notebooks Centrino 2 com o chipset série WiMAX/Wi-Fi Link 5050, o "Echo Peak".

Entre eles, a Lemovo, que anunciou a disponibilidade da tecnologia WiMAX móvel para toda a sua família de notebooks, sejam eles Thinkpads ou Ideapads. Os primeiros produtos Lenovo prontos para venda são os modelos Thinkpad X301, T400, SL300 e SL500. Ainda este ano, o WiMax estará também nos Thinkpad W500, W700, SL400, X200, e nos Ideapad Y530.

A Asus, por sua vez, anunciou três produtos equipados com WiMAX: o F8Va-C2WM (um Core 2 Duo T9400 com 4 GB de memória, e 320GB do disco); e os notebooks N50Vn e M50Vm.A Acer tem dois modelos de notebook prontos para venda: os Aspires 4930-6862 e 6930-6771. E a Toshiba acrescentou o WiMAX móvel ao Satellite U405-ST550W PC.

Todos começam a ser vendidos em Baltimore, onde a rede WiMAX da Sprint XOHM entra em operação hoje.