WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca - Convergência Digital
[09/09/08]  Não fale em canal de retorno, fale em canal de interatividade - por Cristina de Luca

Uma das maiores preocupações quando se menciona o desenvolvimento de aplicações interativas para a TV Digital no Brasil tem sido com as opções de canal de retorno. A pergunta é obrigatória a cada demonstração, a cada discussão de liberação de especificações do Ginga para fabricantes de conversores.

A escolha da tecnologia do canal de retorno é uma decisão de cada radiodifusora. A norma sete do SBTVD prevê o uso de diversas tecnologias para o canal de retorno. Mas as duas que têm gerado mais interesse são a 3G (HSDPA) e a banda larga por cabo.

Na opinião de Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD, o Brasil não especificou um canal de retorno. Especificou o canal de interatividade. E elencou uma série de tecnologias que o dão suporte.

- Nós não definimos um meio físico da interatividade. Nós definimos a camada de protocolo, a interface de comunicação com os dispositivos que suportarão a interatividade: ADSL, dial-up, 2,5G, 3G, e qualquer outra plataforma padronizada internacionalmente.

Como seria feira a tarifação? Mais uma vez, dependerá do modelo de negócio de cada radiodifusora. Das parcerias que será capaz de negociar.

(Publicada dia 08/09/2008 10:31 na coluna Circuito, do Convergência Digital)