WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca - Convergência Digital
[12/09/08]  Intel entra no mercado de TV Digital também no Brasil - por Cristina de Luca

No caminho da miniaturização, abrindo novos mercados, a Intel trabalha com quatro segmentos de mercado onde crescer: embeeded, MID (mobile Internet Devices), Consummer Eletronics (set-top-boxes topo de linha) e os Nettopd ou Netbooks.

Aqui no Brasil, a área de Consummer Eletronics começa a focar na TV Digital, com set-top-boxes que usarão o primeiro System on Chip Intel, lançado no último IDF, o CE2110. Vi um protótipo desse rodando no SET 2008, realizado no fim de agosto, em São Paulo. O novo chip da Intel oferece alta performance de processamento para sinais de áudio e vídeo. A Tecsys colocará três modelos de set-top-boxes no mercado, ainda este ano, com marcas de terceiros: Amplimatic e Jabil (fabricante multinacional). Um deles será para recepção por satélite. Os outros dois, terrestre.

A Intel está prevendo um crescimento exponencial no mercado de set-top-boxes a taxas de 30% até 2012. Também em 2012, o Brasil deverá ser o segundo maior mercado de set-top-boxes avançado com recursos de interatividade e conectividade, que demandam uma caixa com maior capacidade de memória, software embutido (no nosso caso, o Ginga).

Tanto que anunciou também um acordo com a TQTVD para suporte do AstroTV, implementação do Ginga. O grande diferencial da plataforma da Intel, segundo a TQTV, que desenvolveu essa aplicação que vocês vêm aí no vídeo, é o tempo de resposta de processamento.

Para os telespectadores brasileiros, interatividade na TV ainda é um conceito muito distante. Uma fronteira nova no mundo da radiodifusão. Explorar essa fronteira, do ponto de vista de desenvolvimento de aplicações - atendendo primeiro às demandas das radiodifusoras e, em seguida, das agências de propaganda _ tem animado os desenvolvedores de software no Brasil.

Algumas aplicações interativas criadas apenas para mostrar o potencial deste mercado foram apresentados por empresas como o C.E.S.A.R, a TQTVD, a Mopa e a HXD durante o SET 2008, realizado no fim de agosto em São Paulo. Uma dessas aplicações, bem complexa, rodava em uma plataforma Intel CE2110.

Desenvolvida combinando as linguagens NCL, Lua e Java, fazendo uso da capacidade de memória flash do receptor para armazenamento de pequenas aplicações enviadas pelo canal de retorno, a aplicação se aproximava muito do conceito apresentado pela Intel e a Yahoo! no último IDF, de aproximar a internet da televisão usando interatividade para oferecer ao usuários pequenos aplicativos baixadas e usados na telona. Américo Tomé considera o Ginga e a plataforma desenvolvida pela Intel em parceria com a Yahoo completamente complementares.