WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[24/09/08]  Sun sustenta que entrega Ginga Java aos desenvolvedores em dezembro - por Ana Paula Lobo

O diretor para a América Latina da Sun Microsystem, Luiz Fernando Maluf, sustentou que até o final de outubro, estará finalizada a especificação do Ginga Java, desenvolvida em conjunto com o Fórum da TV Digital. Em novembro, a versão passará por uma revisão técnica. Antes do final do ano, garantiu o executivo, os desenvolvedores mundiais terão acesso à especificação - que será a primeira mundial no modelo free ( sem cobrança de licença).

"Posso garantir que estamos fazendo todos os esforços porque a Sun não está focada na TV Digital. Nós queremos mobilidade e conectividade. Uma emissora vai armazenar mais de 1 terabyte de informações. Ela vai precisar de armazenar esses dados em grandes sistemas, que são o nosso negócio", frisou o executivo, que participou de um evento sobre TV Digital, desenvolvido pela Brasscom, nesta quarta-feira, 24/09, na capital paulista.

O executivo da Sun - que falou para uma platéia interessada em desenvolver aplicações de software para TV Digital - reforçou: Resolver, de forma correta e transparente, o problema de royalties é crucial.

"Hoje não temos problemas de tecnologia. Esses são solucionáveis. O cerne sempre está na parte na propriedade intelectual. Mais de 50% dos problemas mundiais no setor são provocados por questões relativas à propriedade intelectual. O modelo free precisa ser equacionado 100%. Estamos fazendo isso"..

Maluf não revelou preocupação com o fato de parte do mercado brasileiro - especialmente desenvolvedores de software - tentem uma versão 1.0 do Ginga, com interatividade, sem o Java, para ser lançada antes de dezembro.

Para ele, esse é um mercado em evolução e que reúne mais de 20 tecnologias. "Precisamos resolver questões mundiais. O Brasil está saindo como um exemplo. Estamos fazendo uma versão free, a BSD, que não haverá cobrança de royalties. Isso é um marco e será replicado em vários países", repetiu Maluf.

"Mas também haverá uma versão GPL onde poderemos cobrar pelo licenciamento, se assim o quisermos, em parceria com o Forum brasileiro. O cuidado precisa ser redobrado. Nâo podemos nos antecipar", completou o diretor da Sun Microsystems.

Com relação ao mercado nacional, o executivo assegura que o mercado de conversor será, sim, emergente."Há 98% da população com Televisão. É um mercado totalmente distinto do de computadores. O usuário mais leigo não vai apenas focar a questão da melhor qualidade da imagem. Ele vai querer a interatividade. Eu vislumbro mercado emergente para quem faz conversor". completou Maluf.