WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[30/09/08]  Interatividade é a preciosidade do SBTVD e não pode demorar - por Cristina De Luca

Ontem, em uma de suas reuniões quinzenais, o Fórum de TV Digital decidiu que os primeiros conversores de TV Digital com o Ginga embarcado, prontos para interatividade, deverão estar no mercado até maio de 2009.

A informação foi dada hoje na abertura da Rio Info 2008 pelo secretário de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha. Durante sua fala, Gadelha declarou aos presentes o compromisso do Fórum de ter o Ginga como middleware em operação em seis meses. Depois, confirmou a informação de maio como data limite.

"Não há dúvida de que o Ginga é o sistema de interatividade da TV Digital brasileira. O Ginga já está preparado, pronto para ser instalado nos set-top-boxes", afirmou Gadelha. "A interatividade é a grande preciosidade do nosso sistema, do qual o Ginga é uma peça importante. Isso certamente está atingindo o modelo de negócio e interesses razoáveis de indústrias multinacionais, que percebem um risco de produção com relação a uma tecnologia tão nova. Nosso papel é o de fazê-los ver que a questão do software é evolutiva", completou.

Muito provavelmente, esses primeiros conversores não sairão com o Ginga full embarcado. Dificilmente, mesmo com a Sun liberando as especificações do Java Free em dezembro, haverá tempo hábil para desenvolvimento do Ginga completo. O que significa que esses primeiros conversores deverão usar apenas NCL e Lua.

Qual o problema disso? Segundo muitos especialistas, nenhum, já que a atualização dos componentes Java é algo muito simples de fazer. Já há experiências de atualização do software feita pelo ar, pelas próprias emissoras. E também através de um download na Internet e inserção no set-top-box com o uso de um pen drive. Operação trivial para qualquer usuário mediano de computador.

O secretário confirmou também, já para os próximos dias, a publicação do decreto presidencial que criará o Programa de Desenvolvimento de Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (Protic). "A Casa Civil devolveu para o Ministério com pedidos de ajustes, nós acertamos e já enviamos de volta", explicou.

O braço operacional do Protic será o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (Cetic), entidade que ficará sob o controle da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). E que deverá ter uma de suas unidades no Rio de Janeiro, segundo o próprio Gadelha, durante sua fala na abertura da Rio Info 2008, em resposta ao pedido feito por Benito Paret, presidente do Serproj e coordenador do evento, para apoio do MCT ao Centro Experimental de Conteúdos Interativos Digitais (Cecid).

"Falamos muito do Cecid e pouco fizemos. O setor de software do Rio aguarda com grande ansiedade essas iniciativas", disse Paret."Precisamos de apoio para transformar o Cecid em realidade. Não podemos perder esta oportunidade fundamental para que o Rio de Janeiro aproveite todas as suas potencialidades e ajude para que o Brasil, de fato, venha a ser uma grande fronteira para o desenvolvimento da interatividade."