WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2008

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[30/09/08]  Conversores com Ginga deverão entrar no mercado até maio - por Cristina De Luca

O Fórum de TV Digital decidiu nesta segunda-feira (29), em uma de suas reuniões quinzenais, que os primeiros conversores de TV Digital embarcados com o "Ginga" - o middleware aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD)- estarão prontos para interatividade e para entrar no mercado até maio de 2009.

A informação foi dada pelo Secretário de Política de Informática (Sepin) do Ministério da Ciência e Tecnologia, Augusto Gadelha, à jornalista Cristina De Luca, da coluna "Circuito" deste portal, nesta segunda-feira, nos bastidores da abertura oficial da Rio Info 2008.

E esta foi a tônica de sua palestra aos presentes no evento: O compromisso do Fórum de ter o Ginga como middleware em operação em seis meses. Mas o Secretário já confirmou que maio é a "data limite".

Entretanto, provavelmente os primeiros conversores não deverão entrar no mercado com o "Ginga full" embarcado. Dificilmente, mesmo com a Sun liberando as especificações do Java Free em dezembro, haverá tempo hábil para desenvolvimento do Ginga completo. O que significa que esses primeiros conversores deverão usar apenas NCL e o Lua.

Mas qual seria o problema disso para consumidores e empresas?

Segundo muitos especialistas que conversaram com a jornalista, nenhum. Segundo eles, a atualização dos componentes Java é algo muito simples de fazer. Já há experiências de atualização do software feita pelo ar, pelas próprias emissoras. E também através de um download na Internet e inserção no set-top-box com o uso de um pen drive. Operação trivial para qualquer usuário intensivo de computador.