WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[03/04/09]  Java DTV: Sun diz que a plataforma está "pronta" para o mercado - por Ana Paula Lobo

O executivo responsável pelo desenvolvimento do Java DTV na Sun Microsystems, Jens Pätzold, veio ao Brasil para garantir que, do ponto de vista da fabricante, a plataforma, que substituirá o GEM na implementação de serviços interativos na TV Digital, está tecnicamente preparada para ser normatizada.

Entregue em dezembro do ano passado, conforme o cronograma fechado com o Fórum SBTVD, o Java DTV sofreu, segundo o executivo, atualizações em fevereiro, a pedido do próprio Fórum. Mas, agora, "está tecnicamente pronta para ser normatizada".

No entanto, o professor do Centro de Educação Tecnológica da Paraíba e gerente de projeto do Grupo de Trabalho de TV Digital da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Carlos Eduardo Batista, admitiu que a adaptação do Ginga-J ao JavaD TV não está finalizada - questão que pode vir a retardar o processo de normatização da plataforma Java DTV.

Os executivos participaram nesta quarta-feira, 04/03, do evento Java@Digital, realizado na capital paulista para oficializar o lançamento do JavaDTV pela Sun e celebrar o acordo firmado entre a empresa e a Intel para desenvolvimento de uma máquina virtual java já dentro das especificações da Sun.

A parceria entre as duas empresas disponibiliza uma máquina virtual Java certificada e homologada pela Sun, que segundo Américo Tomé, Gerente de Novas Tecnologias da Intel para a América Latina, deverá estar disponível no mercado no início do segundo semestre.

Timing

Na verdade, ela poderá ficar comercial antes mesmo deste prazo. Basta apenas que o Ginga-J com as APIs Java DTV seja normatizado pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD). Desta forma, a Intel poderá com seus parceiros - fabricantes de conversores, como por exemplo, a Tecsys - tirar proveito dos recursos disponibilizados pelo Java DTV.

O módulo técnico do Fórum encarregado da normatização do Java DTV tem até o dia 23 deste mês para, formalmente, apresentar a especificação do Ginga-J já com as APIs do Java DTV ao conselho deliberativo do órgão.

No evento Java@Digital ficou evidente que ainda há dificuldades nas adaptações do Ginga-J ao Java DTV, mas os executivos foram bastantes cautelosos ao falarem sobre os prazos do Forum SBTVD - que não tinha nenhum representante direto no evento.

Batista, do LAVID/Paraíba, e responsável pelo desenvolvimento do Ginga-J, admitiu que há ainda questões a serem ajustadas na integração das plataformas, mas também manteve a cautela como postura.

Informou que o prazo do dia 23 de março do grupo técnico de trabalho é bastante viável porque a maior parte dos acertos já aconteceu, mas evitou detalhar quais eram esses "ajustes" entre as duas plataformas. Por parte da Sun Microsystems, também houve um cuidado redobrado com relação ao assunto.

O diretor da Sun Brasil, Luiz Fernando Maluf, observou que a "matriz" do Java DTV está preparada e desde que foi disponibilizada, mais de 500 empresas de várias partes do mundo ja baixaram a especificação. "Isso significa que o trabalho que foi proposto está sendo cumprido", sublinhou o executivo.

Com relação à parceria com a Intel, a fabricante diz que o acerto amplia ainda mais o escopo de oportunidades para a linguagem Java. Isso porque, no país, segundo dados da Sun, há cerca de 110 mil desenvolvedores especializados na plataforma.

No Brasil, a aliança também ganha contornos estratégicos porque, dados da IMS Research, dão conta que o país será o segundo maior mercado de conversores avançados - com recursos de interatividade - até 2012, sendo superado apenas pela Índia.