WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[11/08/09]  Governo discute obrigatoriedade de celular com TV Digital e Ginga - por Ana Paula Lobo

Uma reunião agendada para essa quarta-feira, 12/08, no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, com a participação do Ministério das Comunicações e do Ministério da Ciência e Tecnologia, vai definir se a portaria interministerial 237 - que determina que cada fabricante de celular possua uma cota obrigatória de 5% de terminais produzidos localmente com SBTVD e Ginga NCL - será mantida ou se há como flexibilizar para atender uma parcela da indústria preocupada com o efeito da medida.

"Vamos discutir a regulamentação da portaria 237 para ouvirmos o posicionamento da indústria. Mas é certo que os celulares no país terão que cumprir a regra de adaptação à TV digital. Podemos sentar à mesa e flexibilizar, se for o caso. Mas vamos ver principalmente os interesses do governo", destacou o secretário de Telecomunicações do Minicom, Roberto Pinto Martins, que estará presente a reunião, e que participou nesta terça-feira, 11/08, da ABTA2009, evento que reúne as operadoras de TV por Assinatura, na capital paulista.

Em junho, durante a realização da ABINEETec também na capital paulista, parte da indústria de celular revelou preocupação com o fato de já em janeiro de 2010 ter 5% da sua produção local com a capacidade de TV Digital e Ginga. Nem todas as fabricantes estão preparadas para a produção no padrão SBTVD, o da TV digital do Brasil. Principalmente as que defenderam o padrão europeu DVB - como Nokia e Motorola, por exemplo. Hoje, Samsung e LG já fabricam terminais com o SBTVD, mas sem o Ginga.

Fato é que - com o fim das operações da Celéstica no país - fabricantes como HTC e Palm, que tinham uma produção local, decidiram suspender seus planos e passaram para a importação integral dos smartphones. A obrigatoriedade de embutir SBTVD e Ginga pode ter sido, sim, uma das razões, uma vez que essas empresas não têm o interesse de explorar esse mercado. A portaria interministerial 237 obriga a produção já a partir de 01 de janeiro de 2010.

Relembre o texto da medida.
O Convergência Digital publica a íntegra da Portaria 237 (PDF - 180 KB)