WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[12/08/09]  Marco regulatório e infraestrutura são entraves para TV móvel paga - por Ana Paula Lobo

Apesar da boa receptividade do brasileiro para ver televisão na tela do celular, a ausência de uma regulamentação que permita o uso de frequências UHF para a criação de redes paralelas para a oferta do serviço e a capacidade limitada das atuais redes 3G - onde a transmissão de vídeo acontece na rede IP e consumindo a mesma banda dos produtos de banda larga e voz - emperram o negócio de TV paga móvel e exige criatividade por parte dos fomentadores do produto."Não tem alternativa. As operadoras móveis são vão investir na TV paga de fato quando houver dinheiro à mesa", disse Alberto Blanco, que está à frente da Participe TV, e está interessado em atuar como integrador no negócio de TV paga móvel. "A idéia é criar modelos de negócios para rentabilizar quem produz conteúdo", diz Blanco, sem dar maiores detalhes sobre os seus planos.

Luiz Renato Gonçalves, da TV Bandeirantes, diz que a TV paga móvel ganha "fôlego" com inovações. No caso da rede, por exemplo, há uma programação de conteúdo adulto sendo vendida na Itália - no iPhone e sendo pago pelo consumidor por cartão de crédito.
Aqui no Brasil, esse conteúdo é comercializado, mas está 100% nas mãos das teles móveis.

Para o segundo semestre, a Band está trabalhando para disseminar o seu conteúdo nos smartphones. "Esses terminais estão se popularizando e deixando de ser uma ferramenta empresarial", destacou, sem adiantar, no entanto, quais programas serão portados para o meio móvel.

Com relação à obrigatoriedade imposta pela portaria interministerial 237 - de 5% para a produção local de cada fabricante com celular para TV digital com o middleware de intereratividade Ginga - a posição foi a de que a disseminação dos terminais legalizados de TV digital - em substituição aos 'pirateados' que entram do Paraguai e da China com recepção de sinal analógico - será um passo importante, mas há dúvidas com relação ao custo desse produto para o consumidor final."Ampliar a produção é boa, mas será que o preço será adequado para o consumidor? Se não for, o usuário vai continuar comprando o celular 'pirateado'.
Um dado relevante. Há um produtor no Paraguai que importa 100 mil terminais com recepção de sinal analógico de TV para o Brasil por mês a um custo de US$ 90", questionou Alberto Blanco.

A vice-presidente executiva para Americas e Índia, Peggy Johnson, participou do painel - TV paga de bolso, realizado nesta quarta-feira, 12/08, no Congresso ABTA 2009, e falou sobre o Mediaflo - rede paralela construída pela Qualcomm para a transmissão de broadcast nos Estados Unidos. No Brasil, a posição da fabricante não mudou: A empresa não vai construir a rede, mas está atenta às parcerias. "Estamos negociando e acreditamos que há espaço para a TV paga móvel no país porque o consumidor brasileiro tem interesse", frisou Luciano do Vale, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm Brasil.

Peggy Johnson deixou claro que o negócio TV móvel deverá triplicar nos próximos anos, mas admitiu que é preciso encontrar um modelo de negócio que faça um mix de programação aberta e gratuita com a oferta paga. Posição compartilhada por Luis Renato Gonçalves, da Band. Segundo ele, há uma grande demanda do consumidor em interagir com a programação. "Sem ter qualquer interatividade, somente usando o SMS, conseguimos resultados incríveis nos programas populares.

No Datena, por exemplo, o movimento cresceu demais quando o apresentador chamou para o serviço no caso Nardoni. Chegamos a receber mais de 80 mil SMS, que custavam R$ 1,40. Isso é uma mensagem: O consumidor gosta de interagir. Temos que criar é o melhor negócio", completou.

Um ponto importante para a TV Móvel é a regulamentação. Para todos os participantes do painel, é chegada a hora de a Anatel começar a tratar do tema, principalmente, porque em 2010 haverá um consumo maior da TV digital e do próprio celular em função da Copa do Mundo da África do Sul. "É uma oportunidade para sentar à mesa e resolver as pendências e permitir que toda uma cadeia - do produtor de conteúdo à operadora - possa crescer sua rentabilidade", completou o diretor da Band.