WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Coluna Circuito de Cristina de Luca - Convergência Digital
[28/02/09]  TV Digital: versão 1.0 do Ginga Live CD já está disponível - por Cristina de Luca

Os pesquisadores do Laboratório TeleMidia da PUC-Rio acabam de publicar na cominudade Ginga do Portal do Softwarte Público a imagem ISO da versão 1.0 do Ginga Live CD para download.

O Ginga Live CD é uma distribuição do sistema operacional Linux auto-contido em um CD, capaz de ser inicializado, utilizado e encerrado sem a necessidade de instalação do sistema ou configurações avançadas. O objetivo é oferecer um ambiente de execução e testes de aplicações NCL e NCLua com opções para busca de conteúdo a partir de diversas fontes.

Para isso, segundo o pessoal do TeleMidia, além do sistema operacional Linux, o CD contém uma versão atualizada da implementação de referência do Ginga-NCL e uma interface gráfica avançada que representa mais um passo na busca por uma plataforma amigável para testes e apresentações de aplicações NCL e NCLua. As aplicações podem ser buscadas do próprio CD, que contém alguns exemplos, do Clube NCL e do dispositivo de armazenamento USB de preferência do desenvolvedor NCL (pendrives, HDs externos, etc.).

Para baixar a imagem ISO do Ginga Live CD, clique em http://www.ncl.org.br (a ISO tem 362 MB) .Use programas como Nero ou CD Burner XP para queimar o Live CD a partir dessa imagem ISO. E não deixe de ler as notas da versão disponíveis na interface gráfica.

TV Digital: se o operador de rede é bom para as públicas, por que não para todas?

A boa notícia da criação de um operador nacional de rede para as emissoras públicas no Sistema Brasileiro de TV Digital, definida ontem através da Norma Geral para Execução dos Serviços de Televisão Pública Digital nº 01/2009, publicada no D.O.U pelo Ministério das Comunicações, foi recebida por Gustavo Gindre, coordenador geral do Instituto de Estudos e Projetos em Comunicação e Cultura (INDECS), com reservas.

"Se o operador de rede é bom para as públicas, por que não adotá-lo também para as emissoras privadas? Afinal, estamos lidando com espectro _ que é um bem público e finito e com recursos do BNDES _ que também são públicos e finitos!!! _ que financiarão a infra-estrutura de transmissão das emissoras privadas. Com espectro e dinheiro públicos, nada mais justo que o governo cobrasse das concessionárias a otimização de ambos, através do uso do operador de rede", argumenta Gustavo, um dos maiores defensores da figura de um operador nacional de rede para todo o SBTVD.

Na opinião de Gindre, ao adotar o operador de rede para as emissoras públicas, por oposição o governo reconhece o equívoco do Decreto 5820. Tudo para deixar que cada emissora privada explore como quiser os 6 Mhz do canal de televisão.

Segundo Gindre, há o comemorar na norma, mas também muito a lamentar. Como, por exemplo, a exclusão do Canal Saúde, da NBr e da TV Sesc, que já estão funcionando, da rede nacional de comunicação pública digital que terá a operação compartilhada. Bem como a inclusão na mesma rede do tal Canal da Cidadania, a ser construído pelo MiniCom, considerado por Gindre uma "incógnita".