WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[20/07/09]  TV Digital: IBM ingressa no Fórum SBTVD de olho na interatividade

O Fórum SBTVD anuncia nesta segunda-feira, 20/07, o ingresso da IBM e da Intel em seus quadros. A adesão da Intel não é de hoje. Data do primeiro trimestre. Foi anunciada no início de fevereiro pelo próprio presidente do Fórum, Frederico Nogueira, que na época ressaltou a importância da empresa para a mobilidade. De fato, a TV digital é uma das principais apostas da fabricante no mercado de tecnologia embarcada na América Latina.

Mas, na verdade, quem mais anda comemorando a adesão de Intel e da IBM ao Fórum é o pessoal da área de software, envolvido com o desenvolvimento da interatividade através do Ginga. A Intel é parceira da Sun no desenvolvimento do Ginga-J e sua otimização para os chips da empresa.

Já a IBM anda de olho na convergência interatividade/conectividade. Não à toa, Cezar Taurion, gerente de novas tecnologias da IBM, fez questão de ressaltar as duas tendência, ao comentar o ingresso da Big Blue no Fórum.

Segundo Taurion a companhia pretende contribuir também com a grande experiência que possui em desenvolvimento de aplicações. "Acreditamos que podemos trazer nosso know how de pelo menos 50 anos na indústria de software. Questões de qualidade, estratégias e ferramentas para desenvolvimento de aplicações e testes, gestão do ciclo de vida dos softwares são parte do nosso DNA. E isso tornará nossa contribuição bem positiva", avalia.

O peso de mercado de duas empresas com presença mundial também contribuirá, sem sombra de dúvida, para o foratalecimento do padrão nipo-brasileiro no cenário internacional. As duas conhecem bem o mercado brasileiro e o seu potencial para alavancagem de tecnologias na América Latina. Razões que explicam e justificam o entusiasmo do Fórum em anunciá-las como membro, especialmente neste momento em que a legalidade de todo o processo de implantação na TV Digital no país é, mais uma vez, questionada.