WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[05/06/09]  TV Digital: Ginga-NCL recebe prêmio na Europa - por Cristina De Luca

O desenvolvimento do Ginga-NCL, documentado pelo pesquisador Marcio Ferreira Moreno, da PUC-RJ, sob supervisão do professor Luiz Fernando Gomes Soares, acaba de ser agraciado com o "Best PhD Award" na 7ª edição da Conferência de TV Interativa da Europa (EuroiTV 2009), realizada esta semana na Bélgica.

O EuroiTV é um dos mais importantes eventos internacionais sobre TV Digital Interativa e possui grande visibilidade acadêmica e industrial. Participam pesquisadores de universidades, centros de pesquisa e também da indústria de todo o mundo.

Esse é o segundo importante reconhecimento internacional do Ginga-NCL. No mês passado, a linguagem foi aprovada como recomendação H.761 da União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a construção de aplicações multimídia destinadas ao ambiente de TV interativa.

Joint-ventures são prioridade na pauta dos peruanos

A aliança Brasil/Peru no mercado de TV Digital cumpre a sua segunda etapa. Uma delegação formada por radiodifusores peruanos está de viagem marcada e, certamente, os executivos vão tratar da instalação de empresas brasileiras para a produção de conversores para TV Digital - acerto feito durante evento Brasil Tecnológico, realizado pela Apex Brasil.

A visita está programada para os dias 08 a 10 de junho, e acontece a convite do Governo Brasileiro. A vinda dos radiodifusores peruanos acontece num momento importante. Nesta semana, durante a ABINEE TEC, o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, acenou com a clara possibilidade de o Banco vir a financiar a instalação das indústrias brasileiras no Peru ou em qualquer outro país, de forma a difundir o Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD).

Fato é que a agenda dos peruanos é composta por visitas a universidades, emissoras e fábricas de equipamentos de transmissão. Este último, inclusive, será tema de um miniseminário restrito para os radiodifusores, organizado pelo Fórum SBTVD no dia 08 de junho, em São Paulo.

As palestras serão ministradas por representantes do Fórum SBTVD, com temas focados nos aspectos técnicos referentes à implantação, interatividade, canalização e aspectos relacionados aos equipamentos de recepção de TV Digital (conversores e televisores).

A delegação é formada por executivos da Comissão de Implementação de Televisión Digital, nomeada pelo Ministério dos Transportes e Comunicação do Perú, da Sociedad Nacional de Radio y Televisión, América Televisión, Andina de Radiodifusión SAC - ATV Televisión, Compañía Latinoamericana de Radiodifusión, RED GLOBAL, Corporacíon Radial del Perú S.A.C. e Grupo RPP.