WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Coluna "Circuito" de Cristina de Luca - Convergência Digital
[07/05/09]  TV Digital: Ginga-NCL é agora recomendação H.761 da UIT  - por Cristina de Luca

Confirmado. Ao apagar das luzes do mês de abril, mais precisamente no dia 29, o grupo da União Internacional de Telecomunicações que trabalha na normatização do IPTV, aprovou a linguagem NCL e seu ambiente de apresentação Ginga-NCL, tecnologias genuinamente brasileiras, criadas para oferecer interatividade plena em sistemas de TV Digital, como recomendação internacional, sob o número H.761.

Além de definir a linguagem NCL, a recomendação descreve os requisitos para a construção da máquina de apresentação Ginga-NCL, responsável
pela exibição e controle de aplicações NCL.

Significa que o Ginga-NCL, especificação aberta de de propriedade intelectual da PUC-Rio, resultado de pesquisas realizadas no Laboratório TeleMídia de seu Departamento de Informática, passa, agora, a compor uma série de recomendações para IPTV, aprovadas no mesmo dia. Medida que já está sendo considerada pelos especialistas um marco importante. Isso por que permitirá aos fabricantes começarem a aplicar as especificações dos seus produtos. Ou seja: o Ginga-NCL passa a ser o primeiro framework de aplicações multimídia para serviços IPTV aprovado pela UIT-T.

A UIT defende um ambiente padronizado para IPTV, com objetivo de colocar um ponto final na profusão de abordagens incompatíveis, as quais tornam os assinantes reféns de conteúdos produzidos por determinados fornecedores de serviços. Seria mais fácil para o usuário IPTV, por exemplo,consumir o conteúdo de seus países de origem.

Entre as normas aprovadas recentemente pela UIT estão ainda, além do NCL e do Ginga NCL, (1) a recomendação ITU-T H.720 que dá a visão geral do a arquitetura e componentes funcionais de um terminal IPTV e fornece uma descrição de alto nível funcionalidade necessária para suportar serviços de IPTV; (2) a ITU-T H.721, que descreve e especifica o funcionalidades do terminal IPTV dispositivos como set-top boxes e televisores digitais para serviços básicos IPTV e estabelece também& condições sobre qualidade de serviço (QoS) para entrega de conteúdos IPTV; (3) a H.701 - sobre recuperação de erros na entrega de conteúdos IPTV; (4) a H.760 - que dá uma visãop geral sobre a aplicação multimídia para IPTV; (5) a H.750, que aborda a especificação de metadados para Serviços de IPTV; (6) e a H.622.1, que aborda a arquitetura e os requisitos funcional para redes domésticas de apoio a serviços IPTV.

Na prática, apesar da nova Recomendação H.761 - Nested Context Language (NCL) and Ginga-NCL for IPTV Services definir a linguagem NCL como padrão UIT-T para a construção de aplicações multimídia destinadas ao ambiente de TV interativa, a adoção de fato pelo mercado é uma tarefa que pode ser muito auxiliada pela expansão, no Brasil, das aplicações interativas para o SBTVD.

O esforço de padronização internacional teve início há quase dois anos, quando pesquisadores brasileiros presentes às primeiras reuniões do então chamado "focus group on IPTV" da UIT foram convidados por delegados japoneses a apresentar a arquitetura Ginga do SBTVD. A partir de então, pesquisadores da PUC-Rio começaram a participar das delegações brasileiras organizadas pela Anatel para a defesa da proposta brasileira junto aos delegados da UIT-T no "study group 16 - codificação, sistemas e aplicações multimídia".