WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[26/05/09]  Samsung se diz preparada para o Ginga/NCL - por Ana Paula Lobo

O gerente de produto de Telecom da fabricante, André Varga, garante que cumprir a meta estabelecida pelo governo - a partir de 2010 parte da produção terá que ter o middleware de interatividade embutida - não será tarefa complexa. "Vamos colocar o Ginga-NCL dentro das especificações determinadas pelo Brasil. Acreditamos que a interatividade vá ampliar o interesse pelo terminal", destacou o executivo.

A Samsung já possui dois terminais com acesso à TV Digital, mas nenhum deles com interatividade. Até o final do ano, garantiu Vargas, um terceiro modelo será lançado no Brasil, mas ainda sem previsão se terá ou não o Ginga/NCL embarcadado.

A fabricante, no entanto, não revela o volume de terminais produzidos com capacidade para TV Digital. Nesta terça-feira, 26/05, a Samsung fez o lançamento, na capital paulista, de uma nova linha de celulares, voltados para música e todos com o recurso de touchscreen (tela sensível ao toque).

No final do ano passado, o governo publicou uma Portaria Interministerial 237, publicada nesta terça-feira (30/12), alterando as normas dos Processos Produtivos Básicos (PPBs) definidos para fabricação de celulares no Brasil.

No Artigo 4°, o governo passou a exigir dos fabricantes que a partir de 1° de janeiro de 2010, pelo menos 5% da produção nacional dos terminais, que recebem incentivos fiscais da Lei de Informática ou do Pólo Industrial de Manaus deverão conter o middleware GINGA-NCL.