WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[27/05/09]  Recife é 19º capital com TV Digital

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinOU os termos de consignação dos canais do sistema brasileiro de televisão digital para as emissoras de televisão da capital pernambucana.

Serão contempladas as emissoras Globo Comunicação e Participações S.A (Globo); TV e Rádio Jornal do Commércio Ltda (SBT); Nassau Editora Rádio e Televisão Ltda. (Record); TV Ômega Ltda (Rede TV) e Sistema Associado de Comunicação Ltda. (Band).As cidades brasileiras que já recebem sinal da TV Digital são: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Campinas (SP), Cuiabá (MT), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Uberlândia (MG), São José do Rio Preto (SP), Teresina (PI), Santos (SP) Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Fortaleza (CE).

O sistema de TV Digital adotado pelo Brasil, ISDB-T (Integrated Systems Digital Broadcasting Terrestrial) ganhou força no mercado internacional depois que a União Internacional de Telecomunicações (UIT) reconheceu a excelência do programa Ginga-NCL, que funciona como interface para o usuário.

Há um mês, a UIT aprovou o programa como o primeiro padrão tecnológico para a IPTV (televisão pela Internet) do mundo. A decisão ajuda a mostrar a qualidade tecnológica do sistema, que já ganhou a adesão do Peru e vem sendo discutido por outros países da América do Sul que pretendem adotá-lo, como Chile, Argentina, Equador e Venezuela.