WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[29/05/09]  TV Digital: Consulta sobre Ginga-J na ABNT vai até 17 de julho - por Cristina De Luca

Aviso aos muitos leitores que ainda não conseguiram encontrar a consulta pública sobre o Ginga-J no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas, ABNT. A assessoria da entidade informa que ela já está no ar junto com outra consulta sobre TV Digital: a da emenda ao projeto ABNT NBR 15606-1, sobre codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital. E que a data oficial para término das duas consultas é 17 de julho.

Como este é apenas o início do processo, que leva em média 90 dias, segundo explica Ana Eliza Faria e Silva, coordenadora do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, a previsão mais otimista é a de que a Norma do Ginga para receptores fixos e televisores com receptores embutidos só esteja em vigor em setembro.

Para ter acesso ao documento em consulta pública é preciso selecionar a opção "Consulta Nacional" no menu lateral do site da ABNT e, uma vez no site da consulta, clicar na opção “ABNT/CEE COMISSÃO DE ESTUDO ESPECIAL".

A consulta do Ginga-J está identificada como "2º Projeto 00:001.85-006/4, Televisão digital terrestre — Codificação de dados e especificações de transmissão para radiodifusão digital — Parte 4: Ginga-J — Ambiente para a execução de aplicações procedurais (a ser publicado como norma ABNT NBR 15606-4)".

Cloud Computing: Empresas ainda estão reticentes

O Google reviu para baixo sua projeção de crescimento para a América Latina este ano: de 116% para algo em torno de 70% a 80%. Mas faz coro com aqueles que acreditam que o pior da crise na região já passou. "O primeiro trimestre foi o mais difícil. E crescemos 65% na região", afirma Alexandre Hohagen, diretor geral do Google para América Latina, que ontem participou do Google Press Sumit, realizado em São Paulo.

As buscas continuam sendo responsável por mais de 85% do faturamento da Google na região. Mas outros negócios tendem a crescer e abocanhar parte desta fatia. Entre eles, o negócio de publicidade em new media (vídeos e redes sociais, como o Orkut), que deve apresentra taxas de crescimento superiores a 150%, e cloud computing, ancorado no Google Enterprise. Dois segmentos de mercado muito recentes para o Google na América Latina.

"As empresas continuam reticentes quanto a computação nas nuvens. Temos muitos testes em andamento, principalmente no Brasil. E continuamos investindo na melhoria do produto, na segurança e consistência dos dados", diz ele, lembrando das várias aquisições de empresas de segurança feitas nos últimos anos. "Quanto ao vídeo, não tenho dúvidas de que crescerá muito, já este ano", diz o executivo.