WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[10/11/09]  TV Digital: Peru pede garantia à indústria brasileira - por Ana Paula Lobo

Com previsão de iniciar a oferta comercial da TV Digital em março de 2010, o ministro do Peru, Henrique Cornejo, se reuniu com o Forum SBTVD e com representantes da indústria de recepção nesta segunda-feira, 09/11. Ele pediu garantias para a indústria nacional que terá TVs e conversores adequados ao padrão nipo-brasileiro, para atender ao consumidor do seu país.

O presidente do Forum SBTVD, Frederico Nogueira, acredita que, numa primeira etapa, o Peru deve replicar o modelo brasileiro e comprar mais TVs com conversores sem interatividade. "Até porque eles ainda precisam definir como será o modelo deles e as suas normas", informou. Com relação à decisão sobre o Ginga J - que, agora, terá duas versões - o executivo admite que houve "bom senso".

Nogueira, no entanto, assume que será necessário negociar com a ABNT, uma nova redação da consulta pública. "Do jeito que ela está fica muito confusa para o consumidor e para o mercado. A proposta é que a redação adote a questão do Java 1.0 e Java 2.0, com suas especificidades de forma transparente", destacou o presidente do Forum SBTVD.

Segundo ele, a decisão de criar dois perfis ou de retomar a discussão para dois modelos - um mais básico e outro mais sofisticado - foi a prova de que se escolheu o caminho do bom senso. "A indústria precisa andar e foi isso que se acordou". O presidente do Forum SBTVD, no entanto, preferiu não tecer comentários sobre as especificações técnicas que virão nessas duas versões do Ginga.

Até porque,segundo ele, o módulo técnico já está trabalhando nesse processo e caberá a ele definir as regras. "Mas vamos ter diferenciações para que todo mundo, inclusive o consumidor, saiba que está comprando um produto com características mais simples ou com funcionalidades mais sofisticadas que, claro, vão elevar o custo final", destacou.

A próxima reunião do Forum SBTVD está agendada para o dia 07 de dezembro, e a intenção é já ter um acordo com a ABNT para agilizar o processo e facilitar o uso da interatividade já no primeiro trimestre de 2010. Com relação à visita do Ministro do Peru, Henrique Cornejo, Nogueira disse que os testes com o padrão nipo-brasileiro começam em dezembro no país.

A ideia deles é ofertar comercialmente já a partir de março. E há uma preocupação de ter produtos disponíveis para o consumidor peruano. "A indústria respondeu estar capacitada para atender plenamente a demanda", destacou. Num balando da TV Digital, Nogueira disse que houve um crescimento significativo das cidades cobertas com o sinal.

"Esse foi um ganho importante". Com relação ao consumidor, ele diz que os grandes varejistas optaram por embutir o conversor nas TVs à vender o produto isoladamente. "Acredito que esses conversores serão vendidos de forma massificada quando estivermos próximos de encerrar a migração da TV analógica para a TV Digital. Serão os usuários que deixarão para mudar na última hora como aconteceu nos Estados Unidos", completou.