WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[01/10/09]  TV Digital: Rio sedia Workshop Lua 2009 - por Cristina De Luca

Nos próximos dias 6 e 7 de outubro a PUC-Rio sedia o Lua Workshop 2009, evento anual da comunidade Lua que, pela primeira vez, acontecerá no país, apesar de a linguagem ter sido criada em 1993, por três brasileiros, no laboratório de computação gráfica da própria PUC-Rio, o Tecgraf. As edições anteriores aconteceram na George Washington University, em Washington (2008), na Océ Technologies, na Holanda (2006), e na sede da Adobe, na Califórnia.

Considerada a primeira linguagem de impacto desenvolvida fora do primeiro mundo, Lua está entre as vinte linguagens mais populares na Internet, segundo o índice Tiobe. E apesar de ser muito usada em sistemas embarcados e estar presente em celulares, espaçonaves e no desenvolvimento de processadores, só ficou famosa no Brasil depois que um programador da Lucas Arts, desenvolvedor do Grim Fandango, divulgou as vantagens obtidas com o seu uso durante a Game Developers Conference, um dos maiores encontros anuais da área de entretenimento eletrônico.

Hoje, o uso de Lua em sistemas embutidos voltou a se destacar no Brasil, pelo fato da linguagem integrar o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, o Ginga. E este ano o evento contará om uma palestra especialmente dedicada ao assunto.

Para o workshop já não há mais vagas. Mas ele integra a pré-programação do SBGames, simpósio anual da Comissão Especial de Jogos e Entretenimento Digital da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), que vai de 8 a 10 de outubro, na própria PUC-Rio, sob o tema "Pensando na Convergência". Em destaque, a produção multiplataforma para TV, cinema, computador e celular, em diferentes segmentos (entretenimento, defesa, simulação e educação).

Nem é preciso dizer que a linguagem Lua será uma das estrelas dos tutoriais do SBGames. E a TV Digital, da Trilha de Computação.

Inscrições, agora, só na própria PUC-Rio, a partir do dia 7 de outubro.