WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2009

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[17/09/09]  E nada de publicação da norma Ginga-J. Mas quem se importa? - por Cristina De Luca

A indústria de receptores? Não. O mercado? Talvez... O governo? Esse sim, precisa da norma publicada ainda este ano, em função de todos os compromissos assumidos ou ainda por assumir com os países vizinhos para a criação de um criação de um modelo de TV Digital comum na América Latina.

Por isso, o governo quer ver resolvido o mais rápido possível o impasse criado em torno da versão 2.1 do JMF, atual pomo da discórdia no Fórum SBTVD. Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD chegou a afirmar após a cerimônia de abertura da SET 2009 que não resolveria o impasse na correria. E realmente não o fez. A expectativa é de que, por falta de um consenso, a questão só seja levada à votação após a reunião do Grupo Técnico de Cooperação do STVD que acontece em Lima, no fim do mês.

A indústria de recepção não quer a inclusão da versão 2.1 do JMF na norma nem mesmo como opcional, como defende o governo, conforme revelou o asessor especial da Casa Civil André Barbosa, em entrevista exclusiva à CDTV (vídeo abaixo).

@@@@@@@

Na indústria de software cresce o consenso de que a opção pelo JVM 2.1 e o uso de múltiplos dispositivos para interatividade será uma evolução natural. Em um, doi anos, estará incluído necessariamente em uma revisão da norma, como já vem acontecendo hoje no Japão, através da NHK.

Há outros aspectos que preocupam mais o setor de software. Na seara técnica, por exemplo, algumas empresa gostariam de ver o Fórum SBTVD e o governo já discutindo a possibilidade de uso do Bluetooth e do PLC na TV Digital. No aspecto político, em ter maior respresentatividade no Fórum SBTVD. Hoje o setor de software tem apenas um assento. Gostaria de ter dois, no mínimo. E muita gente acredita que o governo poderia ajudá-los nesse sentido, já que considera o setor estratégico, como reafirmou André Barbosa na mesma entrevista à CDTV.

@@@@@@@

A indústria de receptores diz que não precisa da norma Ginga_J publicada para começar a vender produtos aderentes a ela. Parte do princípio de que, com exceção da discussão em torno do JVM 2.1, todas as demais definições do texto colocado em consulta pública na ABNT estão referendadas.

Acontece que só quem teve acesso ao texto no mês em que a norma esteve em consulta pública teve a chance de conhecê-la. O texto ainda não está disponível na área de normas técnicas do Fórum SBTVD, como afirmou seu presidente Frederico Nogueira, durante a SET 2009. Entre as normas de interatividade só estão a do Ginga-NCL.