WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[16/04/10]  TV Digital: ABNT publica normas de interatividade - por Cristina de Luca

Já estão disponíveis desde ontem, no site da Associação Brasileira de Normas Técnicas, as normas ABNT NBR 15606-1:2007/Emenda e ABNT NBR 15606-4, que completam as especificações do Ginga, o middleware interativo criado no Brasil para uso nos conversores e televisores usados pelo Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD).

A aprovação e publicação das normas pela ABNT são pré-requisito para a que outras partes do Ginga, além do módulo NCL, sejam reconhecidas pela União Internacional de Telecomunicações -UIT, e a arquitetura do middleware brasileiro, harmonizada tecnicamente com a dos outros três padrões mundiais (o americano ATSC, o europeu DVB e o japonês ISDB), passe a ser adotada como estrutura modelo para “o padrão internacional” definido para UIT, capaz de garantir que aplicações criadas para qualquer um deles possam rodar bem em todos.

A publicação das normas por parte da ABNT dá início também a uma nova etapa do esforço de transformar a TV Digital em uma TV interativa: a de certificação de aparelhos e aplicações em conformidade com o padrão técnico estabelecido. O Fórum SBTVD, responsável por auxiliar a implantação do sistema de TV Digital no país, já trabalha na definição de uma suite de testes de conformidade que possa ser usada por todo o ecossistema.

Alguns produtos Ginga já começam a ser encontrados no mercado. As primeiras TVs com interatividade foram anunciadas no mês passado pela LG, que deve ser também a primeira a anunciar a disponibilidade de um aparelho celular interativo (o modelo Scarlet II). Quem acompanha os trabalhos do Fórum, garante que esses produtos estão em conformidade com as normas publicadas esta semana.

Sabe-se que outros grandes fabricantes de televisores e pequenos fabricantes de conversores já têm produtos praticamente prontos para serem lançados ainda este semestre. Se possível, antes do início da Copa do Mundo.

A ver.