WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[03/08/10]  TV Digital: I Mostra Inova CTIC tenta aproximar academia e indústria - por Cristina de Luca

“Um evento que vai colocar a academia e a indústria em contato e fomentar a transferência das tecnologias desenvolvidas”. É assim que o secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Augusto Cesar Gadelha Vieira, se refere à I Mostra Inova CTIC, que acontece amanhã, 4/8, a partir das 9h30, no AMCHAM Business Center, em São Paulo.

O público-alvo da I Mostra Inova CTIC são os empresários e especialistas ligados às indústrias eletroeletrônica, de software e de radiodifusão, que poderão utilizar as tecnologias apresentadas no desenvolvimento de produtos.

Entre os primeiros projetos fomentados pelo CTIC que terão resultados apresentados no evento estão:

GingaRAP & GingaFrEvo - Coordenado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), prevê a criação de ferramentas de suporte a autoria e difusão de dados em conformidade com o middleware Ginga, camada de software padrão do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD) para interatividade, e o desenvolvimento do Ginga para plataformas ligadas a Internet.
Do GingaRAP (tecnologias de suporte a autoria de aplicações) sairão a GingaSuite (suite de ferramentas integradas para autoria e difusão de dados em conformidade com o ambiente declarativo do Middleware) e o Ginga-WAC (um conjunto de módulos para autoria e anotação colaborativa de conteúdo no lado do cliente, integrado a outras ferramentas; e um conjunto de boas práticas para avaliação de acessibilidade de conteúdo e da interação para TV digital2).
E do GingaFrEvo (desenvolvimenyto de um framework de evolução da tecnologia Ginga) sairão evoluções do Ginga propriamente dito, como o GingaMPB (distribuição e Recepção de Conteúdo Ginga-NCL em Multiredes; o Ginga CDN (desenvolvimento de componentes do middleware Ginga – Ginga-NCL, Ginga-J e Ginga-CC – e de ferramentas para seu uso; o GingaForAll (arquitetura e ferramenta para concepção de linhas de produtos do Ginga-CC) e o GingaAiyê (especialização do Ginga-CC para aplicações não convencionais).

H.264-SETUP – Promove o desenvolvimento de procedimentos sistemáticos para a configuração dos diversos parâmetros de codificadores H.264 (padrão para compressão de vídeo), de modo a obter um compromisso ótimo entre a qualidade, a taxa de compressão e o retardo de codificação. Trocando em miúdos, busca adequar a configuração do H.264/MPEG-4 AVC, padrão de codificação de fontes de vídeo escolhido para o SBTVD, a fim de obter vídeos de alta qualidade para as mais variadas plataformas (celular, alta definição etc.) e para diferentes tipos de programas (telejornais, filmes, desenhos animados).

ALTATV – Busca a formação de uma rede temática de pesquisa sobre os terminais de acesso, contribuindo para o desenvolvimento de receptores de baixo custo e interativos. Estes possibilitarão ao usuário a utilização de novos serviços através da televisão, tais como operações bancárias (t-banking), aprendizado à distância (t-learning) e comércio eletrônico (t-commerce).
A primeira fase da rede é focada no desenvolvimento de uma arquitetura aberta, livre e escalável de terminal de acesso, considerando três módulos: hardware livre baseado em chipsets de set-top box comercialmente disponíveis; software livre para PCs; projeto lógico de um system-on-chip (SoC) nacional que integre as funções de terminal de acesso definidas pela arquitetura.
A disseminação dos resultados do projeto será feita através de um portal web e de workshops abertos, sendo que tanto a arquitetura em si, quanto suas implementações em hardware e software, serão disponibilizadas à comunidade sob uma ou mais das seguintes licenças: MIT, GPL e LGPL, de forma não apenas a consolidar a rede de pesquisa, mas também a permitir a livre e ampla evolução do tema terminal de acesso junto aos diversos setores da sociedade.

Sirdai – Projeto para desenvolvimento de um sistema de recepção de alto desempenho que possa ser facilmente integrado às atuais unidades receptoras de conversoras de TV Digital. Sob a supervisão de Christian Miziara, coordenador de projetos do CTIC, o Recepção com Diversidade e Antenas Inteligentes pretende melhorar a cobertura do canal de TV digital em localidades com baixo nível de sinal ou que possuem obstáculos geográficos que impedem a recepção (regiões de sombra).

SoC-SBTVD - Projeto para especificação, desenvolvimento e integração de um protótipo de um SoC (do inglês System-on-a-Chip, ou Sistema em Chip) para Terminais de Acesso do padrão brasileiro de televisão. O SoC visa simplificar o projeto dos terminais de acesso por meio da integração dos principais módulos do receptor de TV Digital em uma única pastilha de silício.

STB Scan - Projeto de desenvolvimento de uma ferramenta de coleta de dados para análise e monitoramento remoto de sinais, a ser introduzida em set-tops como uma Interface de Programação de Aplicativos (API) do middleware Ginga.

Quem ainda não confirmou participação poderá se inscrever na hora.