WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[24/08/10]  TV Digital: Definido funcionamento do Fórum Internacional ISDB-T - por Cristina de Luca

Conforme anunciado meses atrás, aqui nesse blog, o Brasil sediou hoje o terceiro encontro do Fórum Internacional da Norma ISBDT de Televisão Digital, durante a SET 2010. Os dois primeiros foram realizados no Peru (em setembro de 2009) e na Argentina (em maio de 2010).

A realização de nova reunião em tão curto espaço de tempo tem razão de ser. Como, de maio para cá, novos países anunciaram adesão ao padrão, também eles foram convidados a integrar o Fórum Internacional ISDB-T, que tem o objetivo maior de garantir a harmonização das normas técnicas entre todos os países que adotarem o padrão nipo-brasileiro.

De agora em diante, as reuniões do Fórum Internacional deverão ser semestrais.

A existência dos mesmos padrões para todos os países envolvidos é a base para garantir o fortalecimento da indústria latino-americana de transmissão e recepção. O uso das mesmas especificações técnicas (incluindo a arquitetura do middleware Ginga como aprovada na UIT, com os módulos NCL/Lua e Java).

Na reunião de hoje, promovida pelo governo brasileiro em parceria com o Fórum SBTVD, foi assinado o documento que determina as primeiras diretrizes para o funcionamento do “Fórum ISDB Internacional”, incluindo a estrutura e a forma de funcionamento do Fórum. Frederico Nogueira, presidente do Fórum SBTVD, foi eleito presidente interino até março de 2011.

Estiveram presentes ao encontro representantes da Argentina, Chile, Costa Rica, Venezuela, Bolívia e Japão, que adotaram já adotaram o ISDB-T como padrão de TV digital. Países interessados em seguir o mesmo caminho, como Angola, Haiti e Nicarágua também participaram.