WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[23/12/10]  TV Digital: Visiontec e Totvs lançam primeiro conversor DTVi com StickerCenter - por Cristina de Luca

As vendas do segundo conversor digital interativo da Visiontec, o VT7200E, já começaram. Por enquanto, só através do site da fabricante, Visiontec. Mas, a partir de janeiro de 2011, também através do Extra, Ponto Frio, Wal-Mart, segundo Ricardo Minari, diretor de Tecnologia e Negócios da empresa. O preço? 339 reais. Apenas 21 reais a mais que o irmão mais velho, o VT7000A. As diferenças? Muito mais do que essa pequena diferença de preço sugere.

O VT7200E é inaugura uma nova era no SBTVD. A do início de materialização de um novo modelo de negócio proposto pela Totvs através do seu StickerCenter, que leva para o mundo da TV Digital aberta o conceito do das lojas de aplicativos típica da telefonia celular.

Screen shot 2010-12-23 at 8.11.50 AM

Via StickerCenter, os usuários do conversor interativo da Visiontec podem acessar aplicativos de t-bank do Banco do Brasil, de e-commerce do Extra e do Wal-Mart, e os portais de notícas do Uol e da Band, já pré-carregados no aparelho, além de outros aplicativos disponíveis na loja, como o do portal de notícias G1. O acesso à loja para instalação de novos aplicativos do StickerCenter e uso dos já instalados no conversor DTVi é feito através da Internet.

“Por enquanto, essa conexão é feita através do cabo ou através do modem WiFi da Dlink, o DWA125, já homologado”, explica Minari. A intenção da fabricante é compatibilizar o conversor com vários modens 3G.

Segundo Minari, a Visiontec tem hoje 10 mil conversores para pronta entrega, a partir das vendas pelo site. A produção em larga escala começa em janeiro, para atender varejistas de cidades já cobertas pelo sinal SBTVD.

Além de sintonizar canais digitais interativos em alta definição (DTVi) e possuir o StickerCenter, o VT7200E é também gravador VDR. Oferece aos pais a possibilidade de controle de censura para diversas idades e funciona com TVs de LCD, Plasma, LED e TV’s de Tubo (convencional), com padrão de cores PAL-M e NTSC.

Como todo conversor digital, para sintonizar os canais o conversor digital VT7200E necessita do uso de uma antena de UHF externa ou interna. A escolha da antena depende da intensidade do sinal em sua região/bairro (verifique a disponibilidade dos canais digitais em sua cidade).

O produto é o primeiro a chegar ao mercado com o StickerCenter já instalado. “Para nós o início de vendas desse conversor é um marco”, explica David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs. “Queríamos colocar o produto na rua já com a aplicação do Banco do Brasil”, diz ele. “É a primeira versão, ainda só para consultas na conta corrente, sem possibilidade de realizar transações financeiras. Mas vamos evoluir rapidamente para isso.”

David não confirma, mas corre o no mercado que a Totvs negocia com várias emissoras o uso do StickerCenter para aplicativos transmitidos pelo ar, como qualquer aplicação interativa já em teste, sem a necessidade do uso da internet como meio de acesso.

A empresa também negocia com fabricantes de televisores e conversores DTVi, já parceiros no uso do middleware AstroDevNet, como Panasonic, Philips, Sony e LG, a pré instalação do StickerCenter em alguns de seus produtos. “Com alguns já avançamos bem e esperamos ter novos produtos chegando às lojas ainda no primeiro semestre de 2011″, diz David.