WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[29/12/10]  Preço do conversor para TV digital teve queda de 84% em relação ao valor inicial - por Cristina de Luca

Em nota oficial, publicada no seu site, o Ministério da Comunicações faz um balanço da implantação da TV digital no Brasil, que completou três anos este mês.

De acordo com a nota, o país deve fechar 2010 com um balanço de mais de seis milhões de aparelhos de TV produzidos já com o conversor digital integrado. A expectativa é de que esse número aumente em 2011, pois o governo tornou obrigatória a adaptação de todos os aparelhos novos com tela igual ou superior a 26 polegadas. Antes, essa obrigação abrangia apenas os aparelhos cuja tela era de 32 polegadas ou mais.

O preço dos conversores digitais também está em queda. Em 2007, data das primeiras transmissões da TV digital, o preço do conversor chegava a mais de R$ 1 mil. Hoje, o aparelho custa em média R$ 200 – 84% a menos, diz o Minicom. Isso significa que o valor de um conversor de três anos atrás equivale, atualmente, ao preço de uma televisão já adaptada à nova tecnologia.

E os conversores interativos também já começam a se tornar realidade, a a preços bem mais convidativos. Já existem aparelhos disponíveis no mercado por pouco menos de 400 reais, incluindo capacidade de VDR.

Na avaliação do Secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, o cenário é positivo: “Foi uma evolução imensa em termos tanto de progresso na atualização da tecnologia dos televisores produzidos como também na redução de preço, e nós estimamos que, já em 2012, praticamente 100% dos televisores produzidos no Brasil serão televisores integrados com a capacidade de fazer a recepção digital”, afirma.

Hoje, o sinal digital está disponível para cerca de 90 milhões de pessoas, em 425 municípios espalhados por todos os estados do Brasil. A digitalização completa está prevista para 2016, quando deve ser desligado o sinal analógico