WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[02/02/10]  TV Digital: Ginga será mandatório? - por Cristina de Luca

Se depender do governo, não há a menor chance da interatividade ser declarada obrigatória da TV Digital. A estratégia, muito bem explicada na última Campus Party pelo Assessor Chefe da Casa Civil, André Barbosa, é induzir o uso através da oferta de serviços de T-Gov na Rede de TV Digital Pública em construção pela EBC, com início de operação prevista para ainda este ano em três grandes cidades.

Para isso, além do edital para construção da infraestrutura da rede pública, já em consulta pública, o governo trabalha em duas outras frentes: o incentivo à produção de conteúdo, via CTIC e a oferta de set-to-box interativos baratos.

André Brabosa explica o tripé da estratégia do governo para TV Digital. Ver vídeo

Quer conhecer melhor como será a infraestutura da TV Pública? O professor Gunnar Bedickis, do Instituto Mackensie, explica. Ver vídeo

Na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, o Fórum SBTVD faz sua primeira reunião em 2010, e a aceleração dolançamento da interatividade deverá ser um dos temas propostos pelo governo. Preocupa, sobretudo, o fato do governo Argentino ter definido a interatividade como recurso padrão e estar trabalhando em apenas parte do padrão proposto pelo Brasil, o Ginga.

“A Universidade de La Plata, por trás do desenvolvimento do Ginga na Argentina, está trabalhando apenas com o Ginga-NCL. Tememos que pare por aí. O que pode ser um problema. já que o melhor seria a adoção do padrão completo, incluindo o módulo Java”, afirma André Barbosa.

“Já tem muita empresa com produto pronto. Não podemos obrigar que lancem. Mas devemos fazer o alerta de estarmos perdendo uma oportunidade qe nós mesmos construímos”, diz Barbosa.

A ver.