WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[09/02/10]  TV Digital: Uniformizar uso do Ginga é prioridade para o Brasil - por Luís Osvaldo Grossmann

Acertados os termos da consulta pública sobre as normas dos perfis de interatividade da TV Digital - um com texto, fotos e imagens animadas; outro com aplicações de áudio e vídeo - o Fórum SBTVD ainda se debruça sobre outra componente do sistema: o padrão para uso da internet.

Na reunião do Fórum SBTVD, realizada na segunda-feira, 8/2, o governo insistiu na incorporação do IPv6, enquanto a indústria mostrou-se preocupada com o legado existente de IPv4. Explicando: trata-se do padrão de endereçamento na rede mundial. O Ipv4 é o padrão atual, masjá se sabe que ele está chegando perto do limite de capacidade. O IPv4 usa endereços de 32 bits, enquanto o IPv6 de 128 bits.

Há, portanto, um dilema. Existe todo um parque de equipamentos acumulado com IPv4. Por outro lado, a substituição do padrão é inevitável, mais cedo ou mais tarde, porque a internet só cresce. Assim, há a necessidade de se tomar uma decisão tecnológica de olho no futuro.

Mas, como disse um dos participantes da reunião do Fórum SBTVD, não é possível deixar a interatividade parada na TV Digital até que exista escala para o IPv6. Daí o encaminhamento das conversas para uma solução mista, por sinal, a exemplo do que se discute mundo afora - de manter-se o IPv4 com espaço para crescimento do IPv6.

Argentina

Um segundo ponto também deve merecer atenção do Fórum SBTVD: a uniformização dos perfis de interatividade com os países parceiros do padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Isso porque a Argentina, que parece ter largado na frente e já avança na produção de conversores, está fazendo os equipamentos apenas com o Ginga NCL/Lua.

Mais uma vez, tem-se uma discussão sobre escala - talvez o principal ganho da disseminação do padrão ISDB-T pela vizinhança latinoamericana. Afinal, os conversores argentinos podem representar uma limitação, por exemplo, para produtores de conteúdo que desejem explorar maiores potencialidades da TV Digital.

Não é por menos que esse será um dos temas da próxima reunião internacional dos países que adotaram o ISDB-T, prevista para abril ou maio. O Brasil pretende deixar o recado de que o caminho a ser adotado é o do Ginga Full, em todos os mercados.