WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[01/03/10] TV Digital: Normas dos perfis de interatividade já estão na ABNT - por Cristina de Luca

Tome nota: os projetos das normas técnicas de interatividade do padrão nipo-brasileiro de TV Digital já estão com o secretariado da ABNT, mas ainda não migraram para a área pública.

A expectativa é de que a consulta tenha início na semana que vem e seja de curta duração. As normas para os dois perfis de interatividade podem ser aprovadas em até 60 dias.

Os perfis preservam a identidade e a arquitetura do Ginga, incluindo os módulos NCL e Java.

O primeiro perfil tem recursos de monomídias como texto, fotos e imagens animadas. E ao segundo foram acrescentadas tecnologias de transmissão de aplicações de clipes de áudio e vídeo, permitindo, por exemplo, o “tira-teima” de jogos de futebol em mini-telas ao lado da imagem principal, entre várias outras possibilidades comerciais e lúdicas que poderão ser desenvolvidas e implementadas pela indústria.

A aprovação e a publicação das normas de interatividade pela Associação Brasileira de Normas Técnicas é vista como ponto-chave para o esforço de promoção internacional do Ginga, depois do reconhecimento da ITU (União Internacional de Telecomunicações).

Aspectos técnicos do Ginga-NCL – que compõe o padrão de middleware adotado no Brasil – foram incorporados à recomendação UIT-R BT.1699. E na Recomendação UIT-R BT.1306, constam inovações apresentadas pelo Brasil ao sistema ISDB-T, contidas nas Normas brasileiras.

Por intermédio de um acordo firmado entre Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a UIT, a entidade brasileira e o processo de padronização adotado na TV digital passam a ter para a UIT o mesmo status dos equivalentes editados por entidades como o Instituto Europeu de Normalização das Telecomunicações (ETSI).