WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[05/11/10]  TV Digital: Já conhece o OpenITVLab? - por Cristina de Luca

Quem trabalha com TV Digital já ouviu falar bastante da Intacto, que no início deste ano levou longe a fama dos desenvolvedores brasileiros de TV Digital ao vencer, em Madri, um concurso promovido pela Telefònica, com a apresentação da ferramenta web para desenvolvimento de aplicações interativas em Ginga iTVProject, selecionada pelos realizadores no concurso durante apresentação realizada na Campus Party Brasil.

O pulo do gato do iTVProject é o uso de tecnologias como AJAX, GWT e Cloud Computing, que permite que o ambiente de desenvolvimento seja acessado e executado a partir de qualquer browser/navegador, por meio de uma página na rede, sem a necessidade prévia de instalação. O que a torna uma solução inovadora.

Pois bem, esta semana, a empresa voltou a surpreender o mercado com o lançamento de outro projeto inovador: o OpenITVLab, serviço gratuito para teste de aplicações interativas criadas em Ginga-J e Ginga-NCL, via ar, em diferentes marcas de conversores, simulando uma emissora real.

“Sempre achei muito frustante o uso de emuladores para testes. Todo desenvolvedor quer ver como sua aplicação vai rodar de verdade em uma TV. E como alguns middlewares passaram a bloquear a possibilidade de carregamento das aplicações nos conversores interativos via porta USB, decidimos oferecer o serviço”, explica Marcos Roberto Martins, um dos sócios da empresa. “O teste é gratuito. Queremos ajudar o mercado a se desenvolver”, diz ele.

Para submeter aplicações para teste, o desenvolvedor precisa entrar no site do projeto OpenITVLab (em www.intacto.com.br/OpenITVLab) e seguir alguns passos obrigatórios. Entre eles:

1. Gravar um vídeo da aplicação sendo testada em ambiente simulado (Set-top box virtual, Ginga live CD e Openginga). Para facilitar, basta enviar somente o link do vídeo na web ou fazer o upload do arquivo pelo site.

2. Referenciar o fluxo de áudio contido na transmissão, caso a aplicação use essa funcionalidade.

3 . Preencher corretamente os dados do formulário da página de envio.

A Intacto TV Digital se compromete a não alterar ou distribuir os arquivos enviados, nem submetê-los a empresas terceiras. A empresa se compromete a utilizá-los unica e exclusivamente com o intuito de testá-los e divulgá-los na internet (por meio dos canais da empresa no Facebook, YouTube e Twitter) mediante autorização prévia do autor, sem deixar de citar todos os créditos de autoria. Caso o autor não autorize a divulgação do vídeo, a Intacto se compromete e enviá-lo somente ao e-mail registrado no cadastro.

“Esses critérios passarão a integrar um termo de compromisso que nosso advogados estão redigindo, para que não fique a menor dúvida sobre o nosso objetivo”, explica Marco.

Vale conferir!