WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[23/11/10]  TV Digital: africanos optam pelo padrão europeu - por Cristina de Luca

O governo brasileiro perdeu hoje uma de suas maiores batalhas na promoção internacional do sistema nipo-brasileiro TV Digital, o ISDB-T. A Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral vai recomendar aos seus 14 membros que adotem o padrão europeu de TV digital (DVB 2). E mesmo deixando a decisão final para cada país individualmente, é muito provável que poucos optem pelo sistema nipo-brasileiro. Entre eles Moçambique, Angola e Botsuana.

A maioria dos integrantes da comunidade _ África do Sul, Angola, Botsuana, Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Ilhas Maurício, Moçambique, Namíbia, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue _ sinalizou que deve seguir a recomendação.

O assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, acredita, no entanto, na possibilidade de que alguns deles ainda venham a mudar de ideia, se a União Europeia não cumprir com o apoio prometido. Em entrevista ao correspondente da EBC, Eduardo Castro, André Barbosa explicou que o DVB 2 é uma nova versão, atualmente em uso apenas na Inglaterra, muita cara e complexa. O conversor custa hoje por volta de 400 euros, o que na opinião de Barbosa é inviável para o usuário africano.

Ainda segundo a EBC, a decisão dos africanos foi muito influenciada pela maior economia do continente, a África do Sul, que alega já ter feito investimentos desde 2006 no padrão europeu.

Para convencê-los, Brasil e Japão já começaram a discutir com seus apoiadores a realização de mais testes de campo.

“O uso da tecnologia, na prática, pela população, será decisiva”, afirma Barbosa. “Vamos fazer testes em Maputo (Moçambique), Luanda (Angola) e Gaborone (Botsuana), com set-up boxes (conversores) e celulares”, disse ela ao correspondente da EBC.

Japoneses e brasileiros reúnem-se na semana que vem, em Tóquio, para tratar dos próximos passos a serem adotados.

Ministros de comunicações de 14 países africanos estão reunidos desde segunda-feira (22/11), em Lusaka, na Zâmbia, para decidir o padrão de TV Digital.