WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[25/10/10]  Brasil acena com investimentos de US$ 60 milhões para Uruguai adotar ISDB-T - por Luís Osvaldo Grossmann e Luiz Queiroz

Para conquistar o Uruguai como associado ao sistema nipo-brasileiro de TV Digital, o governo brasileiro apresentou uma série de investimentos que podem chegar a US$ 60 milhões em diversos setores, mesmo alguns não ligados diretamente à tecnologia. A expectativa é de que os vizinhos desistam do padrão europeu, DVB, e confirmem a escolha pelo ISDB-T até o fim deste ano.

Na terça-feira, 19/10, representantes do Uruguai, inclusive o vice-ministro de Ciência e Tecnologia, além de autoridades brasileiras, estiveram no BNDES para discutir financiamentos a investimentos brasileiros ou em joint-venture com uruguaios.

Segundo o assessor especial da Casa Civil, André Barbosa, em entrevista à CDTV, do Portal Convergência Digital, os investimentos em discussão envolvem setores distintos, como shoppings centers, hospitais de diálise e indústrias de pintura automotiva. Há também aqueles ligados à TV Digital, como a produção de receptores e antenas.

A discussão deve ser aprofundada em uma nova reunião, prevista para 5/11, em Montevidéu, da qual participarão pelo menos oito grupos empresariais brasileiros. O Brasil, assim, acredita que o Uruguai será o próximo parceiro do ISDB-T, mas avança em negociações com outros países latinos como Nicarágua e Gautemala, além de Cuba e El Salvador. Até mesmo Honduras – com o qual o Brasil mantém uma relação mais difícil desde o golpe de Estado que depôs o presidente eleito Manuel Zelaya – faz parte das negociações, embora de maneira indireta.Acompanhe a entrevista de André Barbosa à CDTV.