WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2010

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[28/10/10]  TV Digital: Totvs cede suíte de testes do Ginga para Fórum SBTVD  - por Cristina de Luca

Uma tarefa primordial para a implantação de TV Digital interativa no país _ a especificação da suíte de testes para certificação de receptores interativos, de modo a garantir compatibilidade e interoperabilidade entre os aplicativos _ pode ser acelerada bastante com a decisão da Totvs de ceder para o Fórum SBTVD a implementação que fez dessa suíte, na opinião de André Barbosa, assessor especial da Casa Civil, que participou, nesta quinta-feira, 28/10, do debate sobre TV Digital no Futurecom 2010.

Desde o ano passado, o Módulo Técnico do Fórum SBTVD vem trabalhando no desenvolvimento de uma especificação para a suíte de testes de produtos interativos. Há um grupo de trabalho constituído, com presença de representantes dos segmentos de recepção, radiodifusão e software em sua estrutura, uma metodologia e tarefas definidas.

A meta desse grupo é ter o primeiro esboço da suíte de testes pronto para ser submetido ao Conselho Deliberativo do Fórum até o fim do ano. E, uma vez aprovado o esboço, começar o trâmite normal para aprovação e publicação da especificação padrão pela ABNT.

Em paralelo a esse processo, implementações dessa especificação da suíte de testes poderão começar a ser desenvolvidas pelos fabricantes, como já vem fazendo a equipe da Totvs, desde os tempos em que ainda era TQTVD. Todos os aplicativos desenvolvidos para rodar no middleware da empresa já passam por testes de conformidade feitos nessa suíte.

Embora a redação da especificação da suíte de testes por parte do fórum SBTVD exija algum esforço, ele não é nada se comparado às discussões que vêm acontecendo no Fórum, já há algum tempo, sobre o que fazer com ela. Alguns dentro do Fórum defendem que a especifivação vire um código base. Outros, um produto do próprio Fórum SBTVD, que não comporta hoje, em sua constituição, um investimento financeiro dessa magnitude.

Há ainda os que defendem que a especificação vire um produto entregue pelo Fórum SBTVD a uma instituição certificadora independente, para emissão de um selo de conformidade. Ou a um consórcio, como acontece hoje com a certificação MHP no âmbito do Consórcio DVB.

Mas a maioria dos integrantes do Fórum, no entanto, defende a tese de que cada fabricante seja o responsável pelo desenvolvimento de sua própria implementação da suíte de testes, a partir da especificação criada pelo Fórum.

Algumas empresas de software, como a Totvs e a IBM, tinham interesse em transformar essa suíte em mais um produto. A Totvs chegou a ser muito criticada pelos que viam aí um conflito de interesse, uma vez que a empresa tem sua própria implementação do middleware Ginga, já em uso por diversos fabricantes.

Por telefone, David Britto, diretor de estratégia de tecnologia da Totvs, confirmou a informação de que a empresa cedeu para o Fórum sua atual suíte de testes.

“A Totvs quer ajudar o processo. Por isso entregamos nossa suíte para avaliação do Fórum. Estando em conformidade com as especificações, o Fórum poderá distribuí-la para uso por parte dos associados, mediante algumas restrições que ainda estamos negociando”, disse ele.

Entre essas restrições estaria a impossibilidade de transformação do código entregue ao Fórum SBTVD em um produto comercial por parte dos associados.

A intenção da Totvs, e de outros membros do Fórum SBTVD, como André Barbosa, é a de que os associados da entidade possam iniciar os testes de conformidade de seus produtos tão logo as especificações da suíte estejam validadas, para que o mercado da interatividade possa se desenvolver com rapidez.

Não deixa de ser uma boa notícia, embora eu acredite que muita água ainda vá rolar embaixo dessa ponte.