WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[09/02/11]  TV Digital: Governo cobra proposta da indústria para interatividade

O Ginga, middleware de interatividade, provoca uma saia-justa entre governo e indústria. Oficialmente, ministro Paulo Bernardo diz querer debater o tema para evitar a elitização. Presidente do Forum, Roberto Franco, no entanto, disse que o Ginga não esteve na pauta de debates, na reunião realizada nesta quarta-feira, 09/02, em Brasília.

Oficialmente, no entanto, por meio da página do Minicom, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, informa que solicitou à indústria um posicionamento oficial sobre a obrigatoriedade da adoção do Ginga, middleware de interatividade, pelos fabricantes de televisão no país. “A ideia é fazermos um debate sobre a interatividade para massificar a TV Digital, e não elitizá-la com elevação dos preços”, disse na nota oficial.

Fato constrangedor foi o presidente do Forum SBTVD, em entrevista à imprensa, reproduzida pela CDTV, do Portal Convergência Digital, afirmar que o Ginga não foi debatido entre as partes. Sobre o Ginga, Franco foi além. Apesar de reconhecer que o middleware brasileiro é único, diz que há muita ansiedade e impaciência no país para a massificação da interatividade. (veja a matéria)

O Ginga é a ferramenta que garante a interatividade, permitindo ao telespectador fazer compras, acessar saldos bancários e consultar dados da Previdência Social, por exemplo - tudo por meio da televisão. A interatividade é uma das diretrizes estabelecidas pelo decreto de adoção da TV Digital no Brasil, ao lado da mobilidade e da portabilidade.

Durante a reunião, segue a nota, também ficou acertada a participação brasileira no IV Fórum Internacional ISDB-T, no Chile. O evento reunirá representantes dos 12 países que aderiram ao padrão nipo-brasileiro de TV Digital: Brasil, Japão, Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, Filipinas, Paraguai, Peru, Venezuela e Uruguai.

O Secretário de Telecomunicações do MiniCom, Nelson Fujimoto, que também participou do encontro no ministério, destacou a importância da presença do governo no fórum internacional, já que o Brasil liderou a expansão do sistema nipo-brasileiro, principalmente na América Latina. “Essa é uma leitura que os próprios parceiros japoneses têm de que o papel do Brasil foi muito importante e fez a TV Digital se expandir”, acrescentou.

O fórum no Chile deverá reservar um espaço exclusivo para as discussões e trocas de experiências entre representantes de governo. De acordo com Fujimoto, é relevante que o evento consiga integrar os países não só técnica, mas também politicamente.

O fórum também deverá convidar outras nações interessadas em adotar o sistema nipo-brasileiro de TV Digital, como Angola, Nicarágua e Guatemala. O evento ocorre semestralmente desde 2009 e já foi realizado no Peru, Argentina e Brasil. O principal objetivo é garantir a harmonização das normas técnicas entre os países que já adotaram o padrão nipo-brasileiro.