WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: IDGNow! / Blog Circuito de Luca
[04/01/11]  TV Digital: meta do Fórum SBTVD é disseminar a tecnologia à população - por Cristina de Luca

O novo presidente do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital, Roberto Franco, já elegeu as linhas mestras de seu segundo mandato, para o biênio 2010-2012, seguindo o estatuto da entidade que prevê mandatos de dois anos: a disseminação de equipamentos aptos para captar o sinal ISDB-T e a implantação do middleware Ginga, introduzido em aparelhos a partir de 2010.

“Vamos trabalhar para disseminar a tecnologia à população, ao mesmo tempo em que agiremos junto à indústria para que novos produtos interativos sejam lançados ao mercado”, afirma Franco, que é também diretor de rede e assuntos regulatórios do SBT.

No Brasil, o sinal digital cobre atualmente uma população de 75 milhões de habitantes em todas as cinco regiões do País. Internacionalmente já são onze os países que aderiram ao sistema, além de Brasil e Japão: Argentina, Chile, Venezuela, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Costa Rica, Filipinas, Nicarágua e Uruguai.

A internacionalização do padrão nipo brasileiro (ISDB-T), aliás, continuará tendo papel destaque na pauta de trabalho do Fórum SBTVD. Além de voltar à presidência do Fórum SBTVD, Franco também assume como presidente interino do Fórum ISDBT International, cargo antes ocupado por Frederico Nogueira e que deverá exercer até março de 2011, quando está prevista a nova reunião dos países-membros.

Eleito por unanimidade de votos, Franco já havia presidido o Fórum SBTVD durante o biênio 2006-2008, período em que foram criadas as Normas técnicas que referenciam o padrão nipo-brasileiro; inaugurada a TV digital no Brasil e iniciado seu processo de disseminação.

Criado no mês de agosto durante Congresso da SET, o Fórum Internacional tem por objetivo promover a harmonização, desenvolvimento e suporte das tecnologias e especificações ISDBT, de forma a definir os melhores rumos e diretrizes para o aperfeiçoamento do padrão por todos os países que o adotarem.