WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2011

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[24/05/11]  TV Digital: Brasil e Chile firmam acordo de cooperação técnica

Representantes dos governos do Brasil e do Chile assinaram nesta terça-feira, 24/05, no Ministério das Comunicações, um projeto de cooperação técnica na área de TV Digital. O Chile faz parte do grupo de 12 países que aderiram ao padrão nipo-brasileiro de TV Digital, o ISDB-T, desenvolvido pelos japoneses e aperfeiçoado pelo Brasil.

A parceria estabelece que o governo brasileiro, por meio do MiniCom e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vai capacitar tecnicamente profissionais, acadêmicos, técnicos e estudantes chilenos em todos os aspectos que envolvam a implantação da TV Digital naquele país. O acordo foi assinado pelo secretário-executivo do MiniCom, Cezar Alvarez; o subsecretário de Telecomunicações do Chile, Jorge Atton; e o conselheiro da ABC, Ricardo Peixoto. A Agência Brasileira de Cooperação faz parte da estrutura do Ministério das Relações Exteriores.

O projeto de cooperação será desenvolvido durante dois anos e prevê atividades como cursos sobre transmissão e recepção de TV Digital, produção de conteúdos e fiscalização. O acordo também estabelece a realização de seminários específicos sobre o middleware Ginga, ferramenta que garante a interatividade na TV Digital, permitindo ao telespectador fazer compras, acessar saldos bancários e consultar dados por meio da televisão.

A cooperação técnica está entre as vantagens oferecidas a um país que resolve fazer suas transmissões pelo padrão nipo-brasileiro de TV Digital. Na época da adoção do ISDB-T, Brasil e Chile assinaram um memorando que estabelecia ações a serem desenvolvidas entre os dois países durante a fase de implantação do sistema. O plano de trabalho do projeto prevê que a capacitação ocorra nos próximos dois anos, com atividades nos dois países.