WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[03/04/12]  Oracle x Google: Java leva titãs aos tribunais

A Oracle e o Google chegaram a um "impasse irreconciliável" nas negociações de um processo de propriedade intelectual e os advogados da companhia devem se preparar para julgamento, determinou um juiz nos Estados Unidos nesta segunda-feira, 02/04.

O juiz Paul Grewal afirmou que não iria convocar nenhuma conferência para acordo no processo de patentes e direitos autorais contra o Google sobre a linguagem de programação Java. Um representante do Google não pode ser imediatamente encontrado para comentário. Uma porta-voz da Oracle se recusou a comentar. O julgamento está atualmente marcado para começar em 16 de abril, sob a jurisdição de William Alsup, em São Francisco. A briga afeta áreas importantes, entre elas, TV digital, uma vez que Java é utilizada no desenvolvimento do Ginga, software de interatividade.

A Oracle processou o Google em 2010, alegando que a empresa líder de pesquisa na Internet e operadora da tecnologia móvel Android viola patentes do Java, da Oracle. O Google se ofereceu para pagar a Oracle cerca de 2,8 milhões de dólares em danos nas duas patentes restantes no caso, abrangendo o período até 2011, segundo um documento arquivado em conjunto pelas empresas na semana passada.

Para futuras indenizações, o Google se propôs a pagar a Oracle 0,5 por cento da receita do Android em uma patente até dezembro e 0,15 por cento em uma segunda patente que expira até o final de abril de 2018. A Oracle recusou a oferta por ser muito baixa, disse o documento.

Além dos pedidos de patentes, a Oracle também busca centenas de milhões de dólares em danos sobre alegações de violação de direitos autorais contra o Google. A Oracle adquiriu a linguagem de programação Java através da compra da Sun Microsystems em 2010.

Fonte: Agência Reuters