WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[31/07/12]  TV digital: IPTV e PCs entram no raio de ação do Ginga - por Ana Paula Lobo

O Laboratório Telemídia, do Departamento de Informática da PUC-Rio, lançou o Ginga4Windows que permite a utilização do software Ginga em ambiente Windows, ampliando seu uso em ambientes de desenvolvimento e testes de aplicações NCL.

Em entrevista ao Convergência Digital, o professor Márcio Moreno, do departamento de Informática da PUC/Rio, deixa claro que o objetivo é conquistar 'corações e mentes' dos usuários dos PCs para o middleware de interatividade. "Estamos indo além da TV. queremos simplificar ao máximo o desenvolvimento e estar no ambiente Windows é uma necessidade no mundo dos PCs", explica.

Os usuários, explica ainda o professor, podem fazer o download de aplicações NCL e interagir com essas aplicações de forma similar ao ambiente de TV. O download do Ginga4Windows pode ser feito gratuitamente pelo site http://www.gingancl.org.br/pt-br/ferramentas. Este já é o quinto lançamento, desde maio, de sistemas desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas Multimídia / Telemídia, do Departamento de Informática do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio).

“Com apenas dois cliques é possível instalar o software para, em seguida, começar a usá-lo, abrindo aplicações NCL”, esclarece o professor Márcio Moreno. Antes do Ginga4Windows, só era possível desenvolver aplicações e testá-las em ambiente Linux e dispositivos de TV Digital, o que exigia um conhecimento muito grande por parte dos usuários.

"Agora o desenvolvedor terá acesso ao repositório NCL Agora, isso foi ampliado e facilitado e, em breve, a equipe do Telemídia prepara o lançamento da ferramenta para MAC. Segundo ainda o professor Moreno, o Ginga4Windows permite que desenvolvedores de aplicações NCL-Lua não fiquem mais restritos à divulgação de suas aplicações pela rede de radiodifusão.

Isso porque as TVs públicas com portais com aplicações NCL estarão prontas para IPTV e Broadband TV, podendo agora ter seus conteúdos rodando em TVs, PCs, smartphones e tablets que tenham Windows ou Linux.
O software, que vem num instalador compactado em um arquivo de 41,6MB, pode ser baixado no site gingancl.org.br, clicando em Tools e Exhibition Tools.

Ao chamar o software, surge uma pequena janela onde se deve clicar em File / Open para abrir o aplicativo que se deseja executar. Antes, portanto, é necessário baixar os aplicativos NCL para experimentar o Ginga4Windows. Para baixá-los, visite o Clube NCL (http://clube.ncl.org.br/) e consulte os aplicativos na coluna Featured, à esquerda.

Indagado sobre o mercado para o Ginga, Moreno diz que a plataforma está crescendo e, bem, na América Latina, em especial na Argentina, onde há o uso do Ginga/NCL. No Brasil, já são pouco mais de três milhões de televisores com o conversor embutido com o Ginga. "Acredito que o Ginga vai ganhar muita força com o impulso do IPTV. Não podemos esquecer que o Ginga é padrão IPTV da UIT", acrescenta. o professor da PUC/Rio.