WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2012

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Convergência Digital
[24/05/12]  TV digital: NCL Composer é criada para a interatividade

O Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro disponibilizou uma nova ferramenta para facilitar a criação de conteúdos interativos para a TV digital. A ferramenta de autoria NCL Composer, que pode ser baixada gratuitamente (http://www.ncl.org.br/pt-br/autoria ), permite desenvolver aplicações para emissoras de TV sem exigir conhecimento especializado em computação.

A linguagem NCL é o padrão ABNT e ITU-T para a criação de conteúdos declarativos interativos para o Ginga, nome do middleware aberto do Sistema Nipo-Brasileiro de TV Digital (ISDB-TB). Além de ter seu interpretador em código aberto, o uso de NCL não implica o pagamento de qualquer royalty, seja pelos produtores de aplicações (desenvolvedores), pelas emissoras de TV, ou pelos desenvolvedores de máquinas de interpretação da linguagem.

Embora a linguagem NCL já esteja disponível como padrão desde 2007, agora,os desenvolvedores podem contar com uma ferramenta que facilita a criação dos conteúdos interativos - que podem ser diretamente relacionados ao programa em exibição, como uma novela ou uma partida de futebol, ou podem ser independentes dos programas, como um portal de notícias ou uma plataforma de serviços interativos através do televisor.

"A partir da disponibilização dessa ferramenta facilitadora, espera-se um aumento significativo na quantidade de aplicações criadas pelos produtores de aplicações DTV e uma maior complexidade dessas aplicações', afirma Luiz Fernando Gomes Soares, coordenador do Laboratório TeleMídia do Departamento de Informática da PUC-Rio e membro do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (Fórum SBTVD).

Ainda em maio, foi lançada a segunda edição do livro "Programando em NCL", que agora pode ser obtida gratuitamente na forma eletrônica (www.ncl.org.br/pt-br/livrosecapitulosdelivros). Além disso, acaba de ser disponibilizado o "Online NCL Handbook", um Guia de referência Rápida que pode ser consultado a partir do site oficial da linguagem NCL (www.ncl.org.br/pt-br/handbooks).