WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2013

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: EBC
[25/03/13]  Banco Mundial apresenta resultados do Projeto Piloto Brasil 4D

Nota de Helio Rosa:
Ref:
Leia na Fonte: Tele.Síntese
[10/11/12]  TV digital: EBC vai usar celular como canal de retorno em piloto
HR

O projeto Brasil 4D é a primeira experiência de TV Digital pública voltada para a população de baixa renda no Brasil. Ele prevê uma plataforma única de transmissão em sistema digital com compartilhamento físico, operacional e de conteúdo. Na última quinta-feira (21/03), consultores do Banco Mundial apresentaram, na sede da EBC, em Brasília, os resultados parciais do piloto do projeto. O relatório final, com as informações completas sobre os dados econômicos e a usabilidade do sistema, será apresentado no dia 23 de abril.

O projeto piloto Brasil 4D foi inicado em dezembro do ano passado e selecionou cem famílias beneficiárias do programa Brasil Sem Miséria em João Pessoa (PB) para testar o novo sistema. Os selecionados receberam treinamento e um set-top box, equipamento que permite a interatividade no Canal de Serviços do Governo Federal por meio do controle remoto da TV. Eles tiveram a oportunidade de experimentar, em suas TVs, a primeira exibição de vídeos interativos.

Os participantes, sem sair de casa e na mesma tela em que estão assistindo a TV aberta, têm acesso às ofertas de empregos da sua cidade, cursos de capacitação e orientações para obtenção de documentos, além de informações sobre serviços e benefícios do Governo Federal, como aposentadoria, campanhas de saúde e programas Bolsa Família e Brasil Carinhoso, entre outros.

Um dos consultores do Banco Mundial, Rodrigo Abdalla, também pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), entrevistou 89 pessoas em 77 residências das cem que participam do projeto. Dentre os dados que chamam a atenção até o momento está o de que dois terços dos entrevistados declararam que tiveram ganhos econômicos a partir da TV digital. “As famílias detectaram benefícios e redução de despesas, especialmente por obter informações do governo que antes demandariam um deslocamento e gastos com transporte”, pontuou Rodrigo. “Os resultados são animadores”, comemora.

A antropóloga Luciana Chianca, pesquisadora do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), conduziu a pesquisa sobre os efeitos socioculturais do projeto. Foram 92 casas visitadas e 86 questionários aplicados. Entre os pontos positivos apontados pelas pessoas entrevistadas está as orientações de como elaborar um currículo – presentes no programa de cursos e empregos. A pesquisa também identificou desafios e pontos a melhorar nas próximas etapas do projeto, como a necessidade de ampliação dos conteúdos digitais oferecidos às pessoas.

Parcerias
“A inclusão social talvez seja o aspecto mais importante desse projeto”, afirmou o superintendente de Suporte e Operações, André Barbosa Filho. André lembrou que o Brasil tem uma cobertura televisiva de 98% das residências brasileiras. “Deixar a TV de lado, mesmo com as novas tecnologias, não é interessante para as populações de baixa renda.”

O diretor de articulação institucional da OI destacou o valor de unir dois mundo – o das telecomunicações com o da radiodifusão – em prol de uma causa social. “Queremos ser provocados para outras parcerias com a EBC”, disse. A OI foi a responsável pela instalação da tecnologia 3G – que permitiu a transmissão das informações recebidas pelas televisões.
O projeto piloto também contou com a parceria da TV Câmara Federal, da Prefeitura de João Pessoa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Católica de Brasília (UCB), dos Ministérios e da indústria de radiodifusão.

As famílias participantes do projeto têm a sua disposição quatro aplicativos:

Trabalho (Ministério do Trabalho): traz informações sobre as possibilidades de qualificação profissional gratuita e vagas de emprego, a posse de documentos e o que fazer para consegui-los. Desenvolvido pelo Pólo Multimídia da UFPB;

Saúde (Ministério da Saúde): quatro episódios contados através de comédias de situação (sitcom), que abordam os programas Saúde da Família, Vacinação e Aleitamento Materno e Farmácia Popular. Este último também permite a interatividade ao apresentar a localização das farmácias mais próximas. Desenvolvido pela Universidade Católica de Brasília (UCB);

Benefícios (Ministério do Desenvolvimento Social e Ministério da Previdência): com informações sobre benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família e o Cadastro Único. Desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC);

Educação Financeira (Banco do Brasil): aplicativo desenvolvido pelo BB.

Conheça os parceiros do projeto piloto Brasil 4D sua contribuições:

D-Link: doação de 100 set top box às residências dos usuários do programa Brasil Sem Miséria selecionados;

Harris: empréstimo de equipamentos para instalação da estação transmissora de TV digital;

Mectronica: empréstimo de equipamentos para instalação da estação transmissora de TV digital;

Oi: doação de 100 Chips para os usuários do programa Brasil sem Miséria selecionados;

TOTVS: desenvolvimento do software para os aplicativos rodarem no set top box da D-link e recomendações para o desenvolvimento das aplicações interativas;
Intacto: relatórios em tempo real da audiência e qualidade de sinal;

EITV: carrossel de aplicativos;

Spinner: empréstimo da carga fantasma;

Broadcom: atualização dos Chips para os set top box.

Veja abaixo vídeo do Projeto Brasil 4D: