WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Blog de Orlando Barrozo
[29/01/14]  TV digital acaba com o Ginga - por Orlando Barrozo

“TV nipo-japonesa”: é como se refere o jornalista Gustavo Gindre ao padrão da televisão digital brasileira (SBTVD), derivado do japonês ISDB-T. Num belo artigo publicado esta semana no também excelente blog Notícias da TV, Gindre afirma que acaba de ser eliminado o único traço de brasilidade existente no padrão: o middleware Ginga, que permite recursos de interatividade pela TV. O governo federal, único que poderia obrigar a implantação, simplesmente desistiu. Foram demais as pressões das emissoras abertas, essas capitanias que controlam tudo no bilionário mercado brasileiro de televisão.

A notícia não chega a ser propriamente nova. Comentamos sobre isso aqui algumas vezes, a última delas em fevereiro de 2012. Estava claro então que o Ginga era, na prática, uma enganação. Ou, explicando melhor, uma forma (capenga, é verdade) de justificar a adoção do padrão japonês, após uma disputa onde houve de tudo – de chantagens a manipulação criminosa de dados, e sabe-se lá mais o quê. Na versão oficial, decantada pelo então presidente Lula, o Ginga seria a grande contribuição brasileira no mundo da tecnologia de televisão: um sistema operacional desenvolvido no Brasil, altamente eficiente, a ser copiado por todos os outros países.

Membros da Academia, pesquisadores independentes e desenvolvedores acreditaram, e se animaram a produzir uma série de aplicativos baseados naquela joia. Descobriu-se depois que seu custo era inviável, já que rodava sobre Java, patente da americana Oracle. Ainda assim, o governo obrigou os fabricantes a embutir Ginga em todos os TVs, o que hoje ocorre em 80% dos modelos produzidos no país (até 2015, serão 100%).

Enfim, um delírio completo. Como já afirmavam vários especialistas que entrevistamos a partir de 2008, quando começaram as transmissões do SBTVD, interatividade na TV não foi levada a sério em nenhum país do mundo. Japoneses, alemães e americanos, que desenvolveram cada um seu padrão para TV digital, sequer se preocuparam com isso. Não há por que, quando se sabe que o destino da TV é se conectar à internet, onde o usuário dispõe da máxima interatividade possível e imaginável!

Fica agora a pergunta no ar: quem vai ressarcir as centenas de pequenas empresas que acreditaram na palavra do presidente da República e investiram no Ginga? Alguns desses empreendedores aplicaram todas as suas economias no projeto. Foram ludibriados, mais ou menos como os poupadores da caderneta no governo Collor, até hoje à procura da devolução de seu pobre dinheirinho.

Lamentavelmente, o Ginga é apenas um, entre inúmeros exemplos de como ciência e tecnologia são (mal)tratados no Brasil, e cada vez mais. Péssimo exemplo do que acontece quando política e tecnologia se misturam. A conta, pagamos eu, você e todos os que ainda insistem em ser contribuintes.
- See more at: http://orlandobarrozo.blog.br/#sthash.unVTAXh0.dpuf