WirelessBRASIL

WirelessBrasil  -->  Bloco Tecnologia  -->  TV Digital: Interatividade e Ginga  -->  Índice de artigos e notícias --> 2014

Obs: Os links originais das fontes, indicados nas transcrições, podem ter sido descontinuados ao longo do tempo


Leia na Fonte: Tele.Síntese
[24/06/14]  Leilão de 4G: Conversor de TV terá acesso à internet e Ginga nacional - por Miriam Aquino

O Ministério das Comunicações está ultimando a portaria que vai estabelecer as características técnicas do conversor de TV que será adquirido com os recursos do leilão de 700 MHz e distribuído para a população de baixa renda poder assistir aos sinais de TV digital.

Conforme fontes do MiniCom, o governo não abre mão de fazer com que este aparelho tenha o máximo de funcionalidades possível e seja robusto o suficiente para o futuro das comunicações. “Este conversor deve estar pronto para permitir que a internet entre na casa de todos”, afirma fonte do ministério.

Isto quer dizer, explica o interlocutor, que o conversor terá o canal de retorno com a tecnologia móvel 3G ( porque hoje é a tecnologia de maior cobertura nacional).

Esta decisão de permitir o acesso à internet pelo canal de retorno da telefonia celular 3G será um marco importante na política da TV digital, visto que os radiodifusores reagem a esta solução, pois abre mais uma frente de concorrência com a programação local.

E, se o Ginga está sendo revisto pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior como uma peça a ser descartada nos aparelhos celulares, conforme consulta pública lançada há alguns meses, nos conversores de TV digital a serem comprados em massa, o software nacional estará presente. Conforme técnicos do MiniCom, o Ginga terá também que vir embarcado nestes aparelhos, assim como os modens de conexão à internet.